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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 760
Na série animada "Cyberpunk Edgerunners", é mostrada uma cidade tomada pela desigualdade social,onde a maioria dos indíviduos são analfabetos.Nesse cenário,é possível refletir que,caso as pessoas possuirem acesso a leitura e aos seus direitos,haveria uma melhor construção cidadã na cidadã na cidade.No Brasil,ainda há grande preconceito e falta de acesso à leitura,e as principais causas são a invisibilidade social e a omissão estatal. (Reestruture e melhore a contextualização do tema)
Primeiramente,deve-se observar a baixa atenção temática por parte da sociedade em relação à leitura.Pessoas que possuem esse hábito são discriminadas e excluidas somente por causa dessa ação.De acordo com as ideias da filósofa brasileira Djamila Ribeiro,para que haja a resolução de um problema,é necessário expô-lo a todos.Portanto,é necessário discutir e refletir sobre o assunto para que seja conhecimento geral dos cidadãos. Além disso,outra causa é o descaso por parte dos órgaos públicos estatais,não incentivando ou auxiliando os indivíduos que buscam conhecimento por meio dos livros.Isso contraria os ideais do filósofo John Locke,que acreditava que, (Sem vírgula) o cidadão ao confiar no Estados,receberia seus direitos totalmente garantidos.Para que haja uma solução,ações governamentais devem ocorrer com objetivo de estimular os cidadãos. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma,o hábito da leitura é necessário,porém ainda há escassez de ações que garantam o acesso público.O ministério da Educação deve implementar a prática de ler livros como algo obrigatório nas escolas,para que a população seja informada e ensinada desde a infância.Dessa forma,espera-se um aumento no indice educacional brasileiro e um acesso educacional a todos. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |