Leitura:Ferramenta de cidadania

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/07/2025
Nota tradicional: 520
Nota IA: 560
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Como demonstrado nos textos motivadores, no art. 227 da Constituição Federal , é dever da família, sociedade e Estado garantir o direito à cultura e educação. Mas nem sempre é possível, tendo em vista que muitas famílias não têm espaço na renda mensal e a falta de estrutura na educação brasileira. (Melhore a contextualização do tema)

A leitura é um elemento importante na construção de um cidadão consciente. Mas grande parte das escolas públicas brasileiras contam com salas de leitura pouco estruturadas ou não dispõem das mesmas, o que colabora para uma educação e acesso à cultura defasados. (Explore mais a discussão. Apresente dados)

Outro problema é a tecnologia, pois muitos jovens vidrados em jogos eletrônicos ou nas redes sociais não criam o interesse na leitura, isso também prejudica na sua formação cidadã, ficando ele alienados aos problemas sociais. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Para mudar essa situação, escolas devem criar atividades de incentivo à leitura, poder público realizar mais investimentos nessa área, visando a inclusão dos mais vulneráveis nos problemas do país e fortalecendo sua cidadania. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos