[Sem título]
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
No livro "Teatro do Oprimido", Augusto Boal diz que qualquer linguagem abre novas formas de ler o mundo. Assim, a leitura é uma ferramenta que possibilita pensar o mundo criticamente e, consequentemente, exercer melhor a cidadania. Entretanto, no Brasil, muitas pessoas têm dificuldade com interpretação de texto por falta de investimento do Estado em cultura e educação, bem como, (Sem vírgula) muitos não encontram tempo para se dedicar à prática.
Dessa forma, o baixo investimento em educação faz com que haja muitos analfabetos funcionais. Com o Novo Ensino Médio, que reduz a quantidade de matérias humanas e críticas (Problemas na progressão de ideias) e o teto de gastos, que congela investimentos em áreas fundamentais, entre elas a educação, a população encontra cada vez menos espaços públicos dedicados à leituras e debates, interferindo diretamente na construção da cidadania brasileira. (Reestruture e apresente a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, dadas as condições de trabalho no Brasil, falta tempo para se dedicar à prática de ler. Na Grécia Antiga, o trabalho não era visto com bons olhos, isso porque quem trabalhava não tinha tempo para se dedicar à política e não participava da Democracia. Da mesma forma, hoje muitos jovens e adultos trabalham na escala 6X1 e não conseguem estudar com qualidade, as rotinas desgastantes fazem com que busquem atividades que demandem menos atenção e deixam a leitura em segundo plano, deixando também de participar das atividades cidadãs como devido. (Reelabore essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Educação, por meio de debates com agentes da educação, reveja a reforma do ensino médio e o teto de gastos. (Truncamento) Bem como, é importante que o Ministério do Trabalho, por meio de formulação de leis trabalhistas, dê fim à escala 6X1, para que a população possa ter assegurado seu direito à cultura e educação, possa ler mais, com mais qualidade, lendo o mundo com senso crítico e despertando sua sensibilidade para as questões cidadãs. (Tangenciamento)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Competência 3 | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |