Leitura_ Isabely

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/07/2025
Nota tradicional: 440
Nota IA: 680
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A leitura desempenha um papel crucial na construção da cidadania no Brasil, pois ela capacita os indivíduos, com conhecimento, críticas, (Sem vírgula) e facilidade na comunicação, elementos importantes para a participação na sociedade. Ao viajar pelas palavras o leitor se torna mais ativo e participativo. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Diante desse cenário, a leitura pode contribuir para o crescimento de uma sociedade mais conectada com os cidadãos, além disso, o poder de viajar pelo texto; Segundo Mário Quintana: "Ler é viajar sem sair do lugar" dessa forma ler é imaginar e adquirir conhecimentos sem se mover, promovendo uma maior conexão com o mundo. (Reestruture e explore a discussão com clareza. Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Em resumo, a leitura é uma ferramenta essencial para a construção da cidadania no Brasil, pois permite as pessoas estar numa sociedade mais engajada e conectada, permitindo adquirir conhecimentos, sobretudo conexão. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos