[Sem título]
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 720
A Constituição Federal de 1998 foi um marco de suma importância na vida dos brasileiros, posto que ela abarcou direitos e deveres à população, como também, em seu artigo 227, assegurou o acesso à cultura e à educação em conjunto com a sociedade, a família e o Estado. Entretanto, com a disseminação de fake news e da cultura da desinformação, as pessoas estão deixando de irem em busca de uma leitura eficaz no que tange a adquirir conhecimento e estão optando por notícias prontas sem embasamento crítico. (Discussões pertinentes. Melhore a contextualização)
A utilização por parte dos brasileiros, em sua maior parte do tempo das redes socias e afins que possuem o acesso a um conteúdo que muitas vezes têm temáticas desprovidas de críticas e de veracidades de informações, (Melhore a construção de sentido) tem deixado os brasileiros muito aquém de conhecimento com criticidade. Um tempo atrás, um grupo brasileiros estavam lutando para que não houvesse a extinção da biblioteca virtual, concedida pelo Estado e conhecida como Domínio Público por falta de utilização de um site gratuito e provido de diversos tipos de livros e até mesmo de textos acadêmicos. Esse acontecimento demonstrou como o povo brasileiro tem deixado de se interessar por leituras contundentes e que geram conhecimento. Sabe-se que no Brasil há a imunidade de tributos , assegurado pela Constituição Cidadã, com o intuito de proteger o acesso à cultura e à informação e mesmo assim tem-se visto o baixo acesso a literatura de diversos assuntos pelos brasileiros. (Reestruture e explore de modo produtivo)
Um exemplo clássico da literatura brasileira e que serve de exemplo de resistência e de superação é a história do ilustre escritor Machado de Assis. Esse autor de livros conhecidos nacional e internacionalmente por uma escrita instigante superou o preconceito e a discriminação por ter sido um homem negro, pobre e epilético (Melhore a construção de sentido). Assim, ele ultrapassou as suas dificuldades e através de seus estudos e da sua busca por leituras incessantes e de conteúdo de qualidade é reconhecido por sua capacidade de fomentar o desejo pela leitura de bons livros e serve de exemplo para que as pessoas também tem a capacidade de terem as suas vidas transformadas através do conhecimento e do saber. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, deve haver por parte do poder público a fiscalização e a punição de propagadores de notícias falsas que servem para desestimular o conhecimento crítico, como também o fomento de clube de leituras, desde a tenra idade, nas instituições de ensino, redes sociais, gratuitos ou com valores ínfimos, para criar o hábito de leitura e da busca pelo conhecimento. Assim, a realidade da cultura da desinformação no Brasil irá diminuir de forma significativa. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |