A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/07/2025
Nota tradicional: 480
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme a lei n° 9.394/96 (LDB), "a educação é um dever da família e do Estado". Entretanto, está lei deve ser colocada em prática mediante as circunstâncias que cada pessoa vive no Brasil. Logo, possibilita a competência de crianças e adulto, na vivência cotidiana. (Reelabore e formule a tese)

Mormente, existe lei para abranger toda a população brasileira com direito a cidadania, a educação a leitura, apesar disso, muitas pessoas são analfabetos, não sabem ler, escrever os próprios nomes, tornando-se para eles uma dificuldade. Destarte, a importância de saber ler e escrever abre portas que muitas pessoas analfabetos não conseguem (Reelabore essa discussão). Neste sentido, um bom diálogo, uma comunicação que trás oportunidades de emprego, como entre outras oportunidades que não são favoráveis para esses cidadãos . (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais concientiza_se que a nova lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República (— Lei 13.696, de 2018 — reconhece a leitura e a escrita como essenciais para assegurar a plena cidadania e uma vida digna, tornando-as um direito dos cidadãos). Diante disso todos cidadãos tem direito e dever de aprender e aprimorar seus estudos. Assim assegurando que a leitura é um direito nosso de chegar a um patamar de possibilidades, é um dever de todos nós.

Em síntese, tenha projetos governamentais para acabar com a falta de leitura e os analfabetizados. Projetos quais estão inclusos o card único, pé-de-meia e as leis ditas neste contexto, etc. Nesse viés de acordo com o "IBGE 2024, o Brasil tinha 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabiam ler ou escrever.

É importante ressaltar que o número de pessoas analfabetas no Brasil está em queda, mas ainda representa um desafio significativo para o país". Por conseguinte, outros métodos deveriam ser tomado, já que o número significativo de pessoas que ainda não sabem ler é indiscutível, métodos esses que ajudam as pessoas, os cidadãos que tem dificuldades de aprendizado e leitura, se tornem possível de comunica_se com excelência.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos