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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 920
Segundo o educador Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.” Dessa citação, pode-se depreender a importância da leitura para a sociedade, tendo em vista que ela permite ao indivíduo desenvolver uma consciência crítica sobre a realidade em que vive e compreender seus direitos e deveres. Nesse sentido, apesar de sua relevância para o exercício da cidadania, o acesso à leitura por muitos brasileiros ainda é dificultado por diversos desafios, como a ausência de espaços de leitura em regiões periféricas e a falha na educação. (Muito bem. Formulou a tese)
Menciona-se, a princípio, que a escassez de biblioteca em áreas distantes de regiões centrais colabora para (Ideia incompleta). Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu livro "Espaço Dividido", a estrutura urbana brasileira é resultado de um processo de desenvolvimento excludente e segregador, que concentrou recursos, infraestrutura e, consequentemente, espaços para leituras — como bibliotecas — nas áreas centrais e mais valorizadas das cidades. Em contrapartida, nas regiões periféricas, esses espaços são escassos, o que dificulta o contato da população com os livros e enfraquece a formação de sujeitos críticos e participativos, condição essencial para o pleno exercício da cidadania.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a deficiência do sistema educacional é outro obstáculo considerável para a formação de cidadãos com proficiência em leitura. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humanoémoldadopelaeducação que recebe. Seguindo o pensamento de Kant, se as escolas não incentivam a leitura e o desenvolvimento do pensamento crítico, elas colaboram para uma sociedade menos apta a exercer sua cidadania integralmente. Logo, a carência de uma educação eficaz focada na leitura e no letramento limita a aptidão dos indivíduos para analisar informações, compreender suas obrigações sociais e engajar-se ativamente na democracia. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para garantir o acesso à leitura pela população. Para isso, o governo federal deve promover a construção de bibliotecas públicas em regiões periféricas, por meio de repasses de verbas aos municípios, com o objetivo de democratizar o acesso aos livros. Além disso, as escolas públicas, em articulação com o Ministério da Educação, devem implementar projetos permanentes de incentivo à leitura, como clubes do livro e rodas de conversa, a fim de estimular o pensamento crítico desde os primeiros anos escolares. Somente assim todos poderão ser capazes de “ler o mundo”, como ressaltou Freire. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |