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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 880
A falta de hábito da leitura no Brasil, (Sem vírgula) ainda é um grande desafio. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro: quase metade da população brasileira (48%) não é considerada leitora. Isso mostra que as pessoas não tem o costume ou o acesso necessário para desenvolver esse hábito.
Sem leitura, torna-se mais difícil que o indivíduo tenha a consciência de quais são as suas obrigações e as suas garantias sociais, políticas e civis enquanto cidadão. (Formule a tese)
A professora da Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Neuda Lago, especialista em literatura inglesa, enfatiza que a leitura vai além do lazer, sendo essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Sua ausência pode impactar a capacidade de concentração, a criatividade e o pensamento crítico das novas gerações. Assim, o estímulo à leitura é um passo importante para o fortalecimento da cidadania no país. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade social e educacional no Brasil agrava ainda mais a falta de leitura. Em regiões mais pobres, o acesso a livros e bibliotecas é limitado, o que dificulta o desenvolvimento desse hábito desde a infância. Soma-se a isso o uso excessivo de celulares e redes sociais, que muitas vezes substitui a leitura por conteúdo rápido e superficial. Essa realidade compromete não apenas o desenvolvimento escolar do jovens, como também o pensamento crítico, dificultando a participação ativa e consciente na sociedade. (Apresente dados)
Portanto, para minimizar os impactos da falta de leitura na construção da cidadania no Brasil, é essencial que as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação atuem na implementação de programas e políticas de leitura em nível local, como a criação de biblioteca, a promoção de eventos literários, e o incentivo à leitura nas escolas.
Além disso, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pode desenvolver plataformas digitais para promover o acesso à leitura e o desenvolvimento de habilidades de leitura, como também criar aplicativos e jogos educativos para tornar a leitura interativa e atraente para as crianças e Jovens. Assim o Brasil poderá minimizar os impactos negativos da falta de leitura e construir uma sociedade mais justa, igualitária e participativa. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |