Educação e cidadania

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/07/2025
Nota tradicional: 840
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De acordo com o filósofo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Todavia, verifica-se, na comunidade brasileira, que este hábito não tem sido valorizado como deveria. Portanto, é fundamental analisar como a omissão estatal e o avanço tecnológico corroboram para a manutenção desse obstáculo. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob essa perspectiva, a omissão estatal quanto à promoção da leitura compromete o desenvolvimento intelectual da população. No filme ‘’A Sociedade dos Poetas Mortos’’, de 1989, um sistema educacional autoritário e tradicionalista limita a criatividade e o pensamento crítico dos discentes. De maneira análoga à obra cinematográfica, quando o Estado não garante o acesso igualitário à prática, restringe a formação de cidadãos conscientes, perpetuando a alienação e desigualdade social. (Explore essa discussão com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o avanço tecnológico, mesmo positivo, afasta a coletividade da leitura tradicional. No livro ‘’Fahrenheit 451’’, de Ray Bradbury, os livros são abandonados, em favor de entretenimento superficiais proporcionados por telas, resultando em alheação intelectiva. Logo, o uso constantes destas tecnologias compromete a cognição e a formação cidadã.

(Boa estratégia coesiva) : Portanto, urge que o Ministério da Educação – responsável pela gestão de políticas educacionais no país - , amplie o acesso à leitura crítica e digital, como forma de promover a cidadania em território nacional, por meio palestras itinerantes nas escolas públicas de todos os municípios brasileiros. Essas palestras devem ser ministradas por educadores capacitados, com o objetivo de estimular o raciocínio. Assim, a realidade será totalmente distinta da atualidade. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos