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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 960
Segundo o filósofo grego Aristóteles, a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento (Em caso de citação, use aspas). Contudo, no cenário brasileiro, vê-se um cenário distinto, com a falta da leitura como fator de construção da cidadania. Isso é causado principalmente pela falta de acesso a livros, que gera alienação. (Melhore a contextualização do tema)
Diante desse cenário, nota-se a dificuldade de acesso a livros. Diversos brasileiros não possuem condições de comprar exemplares que os permitam ter o hábito da leitura, devido a sua baixa renda. Segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), aproximadamente 46% das famílias brasileiras possuem renda de até 1356 reais, insuficiente para sustentar a residência e também adquirir livros. Por conta disso, o cenário de baixo índice de leitura pelo povo brasileiro é perpetuado, limitando o exercício pleno da cidadania. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a população se torna alienada ao não acessar devidamente o conhecimento. Por não ter acesso à leitura, os indivíduos não exercitam habilidades como a interpretação correta de textos e o senso crítico, o que os torna vulneráveis à desinformação, além de não ter conhecimento prévio sobre conceitos econômicos, sociais e jurídicos, comumente encontrados no cotidiano. Por exemplo, um leitor que se depara com uma notícia a respeito da inflação, mas não tem a informação do histórico e das causas, não refletirá sobre o problema e seus motivos. Assim, são formados cidadãos sem a capacidade de pensar de forma crítica, comprometendo sua participação ativa na política e comunidade e conhecimento dos próprios direitos e deveres. (Discussão pertinente. Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para combater os problemas supracitados, é necessário que o Governo Federal, a instância máxima da governança brasileira em relação à tomada de decisões e implantação de políticas, amplie o investimento em bibliotecas públicas, acessíveis à população, com vasto repertório de obras literárias, científicas, jurídicas etc., por meio de financiamento do Fundo Nacional de Cultura (FNC), a fim de garantir um povo ativamente engajado na sociedade, conhecedor de direitos e deveres e pensador crítico. Desse modo, a leitura terá um importante papel na construção da cidadania. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |