[Sem título]
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 960
Na obra "Caminho de Pedras", da escritora Rachel de Queiroz, os operários querem se rebelar contra o regime ditatorial presente no contexto, porém não sabem ler, por isso os intelectuais acabam liderando a organização, o que resulta em um conflito entre os dois grupos. Nesse contexto, é perceptível que sem o hábito de ler, (Sem vírgula) os indivíduos perdem o domínio sobre suas escolhas. Tendo isso em vista, é notável que a leitura promove o conhecimento sobre si e os próprios direitos e como a pobreza torna o costume de ler um privilégio no Brasil.
Em primeiro plano, ler permite que o ser humano aprofunde sua interpretação sobre o contexto a qual ele está inserido. Conforme o escritor brasileiro Mário Quintana afirma: "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.". (Sem ponto final) Dessa maneira, uma sociedade sem tal hábito torna-se incapaz de interpretar e exercer seus direitos, pois é refém de qualquer outro que tenha o mínimo de entendimento sobre eles. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em uma segunda análise, é evidente que a pobreza no contexto brasileiro dificulta o acesso aos livros. Segundo o escritor português Antônio Lobo Antunes: "Um povo que não lê será um povo escravo.". (Sem ponto final) Sendo assim, não é possível que uma pessoa com trabalho exaustivo para proporcionar o básico para o lar tenha tempo de procurar aproximação com a literatura enquanto é escravo da própria realidade. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Governo brasileiro elaborar leis e projetos que melhorem o acesso aos livros, principalmente para os mais pobres, mediante bibliotecas em áreas periféricas e palestras em escolas sobre a importância da literatura, isto é, incentivar a leitura desde a juventude com o propósito de que o ato de ler não seja mais um privilégio dos ricos e sim uma forma igualitária de ter o conhecimento. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |