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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Temos o conhecimento como base de sobrevivência para o combate da alienação e o compartilhamento de informações falsas, porém nem todos tem o mesmo tipo de acesso. Vivemos em um país totalmente desigual que até no compartilhamento de informações há a falta de conhecimento básico, já que muitos cidadãos não tiveram acesso a escola, livros, professores, e meios didáticos que proporcionariam o agregamento de seus conhecimentos. Apesar do direito de ir e vir, estudar, acessar e compartilhar, será que a lei e os meios de sobrevivência são iguais? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Apesar da geração atual ser muito antenada as informações isso não quer dizer que há debates coesos entre as pessoas, e sim o compartilhamento sem freio e perigoso além da imersão de um conteúdo que não permite que você pense no que absorve. Até mesmo aquele que não possuem o total acesso a um veículo de informação, quando escutam algo pela metade podem distorcer sem ao menos consultar aquilo por inteiro e refletir sobre. È ainda mais deplorável que mesmo com direitos, essas mesmas leis não são efetuadas da mesma maneira para todos, vivemos e observamos diversos tipos de pessoas e acontecimentos que a forçam a não possuírem o conhecimento básico e adequado, como: falta de estrutura, desigualdade social, falta de investimento nos estudos, abandono forçado das escolas, falta de estrutura familiar, falta de programas de leitura e etc. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Temos o conhecimento de que notícias falsas e sem embasamento se espalham ligeiramente ao invés da verdade, por isso seria benéfico para todos, principalmente para grupos esquecidos e que são tiradas os direitos, programas de incentivo a leitura e estudos com materiais básicos e aplicando os estudos aos poucos e até na região onde essas pessoas moram perto de escolas locais ou em quadras que estivessem com o horário livre, fazer rodas de conversas com os moradores ou grupos que sofrem com a falta do conhecimento em si e conhecer a que nível a educação está e proporcionar até uma intervenção educacional a eles que pode resultar em uma mudança em suas vidas, ajudando também a refletir sobre a educação, as notícias, ao o que pensam e como podem mudar seu futuro e daqueles ao seu redor. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |