[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/07/2025
Nota tradicional: 600
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Temos o conhecimento como base de sobrevivência para o combate da alienação e o compartilhamento de informações falsas, porém nem todos tem o mesmo tipo de acesso. Vivemos em um país totalmente desigual que até no compartilhamento de informações há a falta de conhecimento básico, já que muitos cidadãos não tiveram acesso a escola, livros, professores, e meios didáticos que proporcionariam o agregamento de seus conhecimentos. Apesar do direito de ir e vir, estudar, acessar e compartilhar, será que a lei e os meios de sobrevivência são iguais? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Apesar da geração atual ser muito antenada as informações isso não quer dizer que há debates coesos entre as pessoas, e sim o compartilhamento sem freio e perigoso além da imersão de um conteúdo que não permite que você pense no que absorve. Até mesmo aquele que não possuem o total acesso a um veículo de informação, quando escutam algo pela metade podem distorcer sem ao menos consultar aquilo por inteiro e refletir sobre. È ainda mais deplorável que mesmo com direitos, essas mesmas leis não são efetuadas da mesma maneira para todos, vivemos e observamos diversos tipos de pessoas e acontecimentos que a forçam a não possuírem o conhecimento básico e adequado, como: falta de estrutura, desigualdade social, falta de investimento nos estudos, abandono forçado das escolas, falta de estrutura familiar, falta de programas de leitura e etc. (Melhore a apresentação dessa discussão)

Temos o conhecimento de que notícias falsas e sem embasamento se espalham ligeiramente ao invés da verdade, por isso seria benéfico para todos, principalmente para grupos esquecidos e que são tiradas os direitos, programas de incentivo a leitura e estudos com materiais básicos e aplicando os estudos aos poucos e até na região onde essas pessoas moram perto de escolas locais ou em quadras que estivessem com o horário livre, fazer rodas de conversas com os moradores ou grupos que sofrem com a falta do conhecimento em si e conhecer a que nível a educação está e proporcionar até uma intervenção educacional a eles que pode resultar em uma mudança em suas vidas, ajudando também a refletir sobre a educação, as notícias, ao o que pensam e como podem mudar seu futuro e daqueles ao seu redor. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos