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Para o filósofo Platão, o conhecimento se alcança pela leitura. Contudo, o Brasil tem negligenciado a leitura como fator importante para o desenvolvimento da cidadania, ao não priorizar estratégias que beneficiem a formação de leitores, principalmente em comunidades mais carentes. Dessa forma, observa-se que a leitura traz diversos benefícios e, diante desse cenário, convém analisar sua contribuição para o processo de aprendizagem e para a inclusão social.
Primeiramente, é importante destacar que a leitura desenvolve a aprendizagem em todos os seus aspectos: amplia o vocabulário, melhora a interpretação de texto e incentiva o uso correto da gramática normativa. Além disso, estimula o imaginário do leitor, levando-o a um universo criativo. No entanto, a falta de contato com a leitura é um entrave a esse desenvolvimento cognitivo, que deveria ser estimulado desde cedo, tanto na família quanto na escola.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator positivo da leitura é que ela estimula a capacidade de reflexão. Assim, pessoas que leem são capazes de desenvolver senso crítico e opinião própria e, consequentemente, podem analisar sua realidade e intervir criticamente como cidadãos ativos. No entanto, essa realidade só será possível com práticas de leitura que estimulem a formação de um sujeito crítico, menos exposto à manipulação e à imposição de ideias alheias. (Reestruture e explore mais a discussão ao longo do desenvolvimento)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, assim, que a leitura tem papel fundamental na melhoria do processo de aprendizagem e da inclusão social, como parte da construção da cidadania. Nesse aspecto, o Poder Público deve oferecer estratégias que ampliem o acesso à leitura, seja por meio da oferta de mais bibliotecas em escolas da rede pública, seja por meio de projetos e atividades que incentivem a leitura desde cedo, como também pela distribuição de livros em comunidades carentes e pela redução dos preços de livros infantojuvenis. Por conseguinte, o desenvolvimento de uma leitura crítica eleva o ser humano não apenas a um mundo imaginário, mas também à condição de cidadão ativo e participativo. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
160 |
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
840
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Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
920
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Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |