A sociedade através da prática educativa: ler
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 720
Ler é um hábito de extrema importância, pois é através dela que adquirimos conhecimento. No entanto, nem todos tem acesso à essa prática devido à falta de recursos estabelecidos em sua realidade. (Truncamento) O que nos leva a pensar na citação de Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. (Formule a tese)
Segundo a frase, que destaca que toda a prática educativa, parte de uma visão de mundo de sociedade e de aprendizagem que infelizmente não abrange a todos, pois, em comunidades carentes é difícil encontrar famílias que cedam parte de sua renda mensal para aquisição de livros, afim de aprimorar o conhecimento. Sendo assim, do que adianta a educação transformar, se não atende a população como um todo?. (Sem ponto final. Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista esse questionamento, é importante ressaltar que existem diversas instituições e organizações que incentivam o hábito de leitura como forma de conhecimento, por exemplo a OAB (Desenvolva a sigla) Jabaquara (melhore a apresentação da discussão). Entretanto, nem todos estão dispostos a ser transformados pela educação, o que gera mais uma luta governamental e social para transformar a sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Governo Brasileiro junto do Ministério da Educação criem métodos de implementação da leitura de forma mais ácida e eficaz nas escolas, através da gamificação, por exemplo, como forma positiva de incentivo. Além disso, o Governo Municipal das cidades, (Sem vírgula) poderia oferecer suporte financeiro as instituições locais que ajudam as comunidades locais através da doação de livros, afim de transformar a sociedade em todo através da educação. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |