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Segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito fundamental de todos. Contudo, o que ser ver na prática é um alto índice de analfabetismo que ao longo dos anos pouco diminui. Esse cenário evidencia um grave problema no desenvolvimento da cidadania do povo brasileiro, agravado pela desigualdade que assola o país. Diante disso, é imprescindível discutir a importância da leitura na construção da cidadania e como isso impacta na desigualdade social.
Para começar, a leitura é fundamental para evitar a manipulação. A esse respeito, a Assembleia Legislativa de São Paulo alerta a diferença entre ter acesso à informação e acesso ao conhecimento, pois na ausência do conhecimento, a informação é manipulativa. Isso significa que apenas consumir informação é insuficiente porque ela tem caráter rápido e normalmente não desenvolve o senso crítico. Como resultado, isso torna as pessoas manipuláveis, incapazes de pensar e tomar ações por si mesmas, o que demonstra o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento de cidadãos com pensamento crítico. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade social agravada pela falta de acesso à leitura perpetua o problema. Para ilustrar, no filme "O Menino e o Mundo", uma criança é obrigada a sair de sua casa para trabalhar por necessidade, na trajetória o dinheiro que ganhava mal dava para alimentar-se. Essa situação é pertinente em muitas famílias brasileiras, ao qual o dinheiro nem sequer pode cobrir suas despesas básicas, então a compra de livros se torna algo fora da realidade. Dessa forma, sem poder desenvolver-se através da leitura, essa parte da população é excluída, perpetuando-se na pobreza e analfabetismo. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para tornar o hábito da leitura viável à todos, o Governo Federal deve, por meio da distribuição de livros gratuitos, incentivar a população a ler. Essa distribuição deve ser feita tanto por meios eletrônicos quanto por meios físicos em uma ação conjunta que envolva desde dos governos estaduais até os municipais. Paralelamente, o Ministério da Educação deve visar o desenvolvimento crítico do aluno com a inclusão de um nível de proficiência mínima de leitura para a formação. Dessa maneira, o hábito da leitura seria enraizado na cultura brasileira e seus frutos colhidos com uma sociedade de pensamento forte. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
200 |
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
840
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Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
200
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
200
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
960
|
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |