[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/07/2025
Nota tradicional: 840
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a Constituição de 1988, a educação é um direito fundamental de todos. Contudo, o que ser ver na prática é um alto índice de analfabetismo que ao longo dos anos pouco diminui. Esse cenário evidencia um grave problema no desenvolvimento da cidadania do povo brasileiro, agravado pela desigualdade que assola o país. Diante disso, é imprescindível discutir a importância da leitura na construção da cidadania e como isso impacta na desigualdade social.

Para começar, a leitura é fundamental para evitar a manipulação. A esse respeito, a Assembleia Legislativa de São Paulo alerta a diferença entre ter acesso à informação e acesso ao conhecimento, pois na ausência do conhecimento, a informação é manipulativa. Isso significa que apenas consumir informação é insuficiente porque ela tem caráter rápido e normalmente não desenvolve o senso crítico. Como resultado, isso torna as pessoas manipuláveis, incapazes de pensar e tomar ações por si mesmas, o que demonstra o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento de cidadãos com pensamento crítico. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade social agravada pela falta de acesso à leitura perpetua o problema. Para ilustrar, no filme "O Menino e o Mundo", uma criança é obrigada a sair de sua casa para trabalhar por necessidade, na trajetória o dinheiro que ganhava mal dava para alimentar-se. Essa situação é pertinente em muitas famílias brasileiras, ao qual o dinheiro nem sequer pode cobrir suas despesas básicas, então a compra de livros se torna algo fora da realidade. Dessa forma, sem poder desenvolver-se através da leitura, essa parte da população é excluída, perpetuando-se na pobreza e analfabetismo. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para tornar o hábito da leitura viável à todos, o Governo Federal deve, por meio da distribuição de livros gratuitos, incentivar a população a ler. Essa distribuição deve ser feita tanto por meios eletrônicos quanto por meios físicos em uma ação conjunta que envolva desde dos governos estaduais até os municipais. Paralelamente, o Ministério da Educação deve visar o desenvolvimento crítico do aluno com a inclusão de um nível de proficiência mínima de leitura para a formação. Dessa maneira, o hábito da leitura seria enraizado na cultura brasileira e seus frutos colhidos com uma sociedade de pensamento forte. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos