A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
[Redação sem título]
Nota tradicional: 360
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No Brasil, cerca de 53% da população não sabem ler nada, oquê representar 100milhões de pessoas que não lêem de nenhuma forma. (Parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
A importância da leitura para a cidadania é de grande importância, pois isso faz com quê agente tenha mas conhecimento sobre a cultura, história e formas de viver melhor entre a sociedade. (Parágrafo frasal)
Se o Brasil conseguisse avançar, e diminuísse a porcentagem de gente que não tem conhecimento em nada, seria um grande passo para a cidadania, e de grande proporção para a população. (Parágrafo frasal)
Se cada um tivessem mais interesse em aprender também seria um grande passo em formação de novos leitores na sociedade. (Parágrafo frasal)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
| Nota final | 360 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |