[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/07/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse contexto, é essencial promover a leitura e a escrita no Brasil entre todos as faixas etária. Diante disso, o domínio na linguagem portuguesa seja mais uma prática para o desenvolvimento educacional, textos literários viabilizam a compreensão, estimula o conhecimento de diversos autores como Machado de Asis, contribuíndo para a cultura regional. (Truncamento) Uma vez que, (Sem vírgula) a principal causa da temática seja a negligência escolar é falta de interesse governamental desencadeando sérios prejuízos na formação de novos críticos. Logo, é fundamental propor soluções eficazes para haver mudanças na sociedade. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar , é necessário destacar a a fração de políticas publicas para o investimento na educação e cultura que é fragilizado. Conforme, (Sem vírgula) Nelson Mandela "a educação e arma mais poderosa que você pode usar para mudar o Mundo".Nessa linha de pensamento, indivíduo que possui ensino de qualidade pode mudar sua vida como cidadão e quebrar paradigma sócias(Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em Segundo lugar, é válido ressaltar a negligência escolar em colégio estudantil que não incentivam com frequência seus docentes a ler livros que não sejam do eixo didático .Assim, não haverá qualquer motivação a estudar .Além disso, a leitura de outro tipos de textos estimule a sabedoria de novos saberes alunos que enxerguem o reconhecimento como revolucionário. (Reestruture a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, fundamental serem tomadas medidas legais para "A importância da leitura no Brasil" a cidadania saibam quais direitos pertencem.Dessa forma, o Minsterio da educação (mec) financiado por colaboradores como empresariais que é editora a doação de livros ajude na causa base civilidade ,incentiva palestras colégio público com auxílio de professores, coordenadores, diretores com a participação de escritores abordam diversos temas relacionados à comunidade atual.Por meio , (Sem vírgula) que o governo investe na educação de qualidade para todos, e crie projetos para a distribuição de livros e fora da estudantil.Por fim, que a expectativa torne uma realidade de igualitária.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos