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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 880
Conforme o filosofo Platão, em sua obra " A Republica", os indivíduos deveriam viver com sabedoria, o qual permitiria a contemplação da necessidade de todos. Contudo, a dificuldade de lidar com os hábitos de leitura no Brasil tem ido contra o raciocínio do antigo pensador, ja que situçãos deliberadas e imorais têm abalado a integridade de centenas de milhares de indivíduos. Dito isso, as questões culturais e a improficiencia das politicas educativas são pontos que valem ser mencionados.
Perante este cenário, é valido ressaltar, primeramente, os problemas relacionados as práticas de leitura refletem aos costumes da população em um certo periodo histórico. Sobre isso, o sociólogo Sergio Buarque de Holanda, no seu livro "Raízes do Brasil", relatou que o individuo se relacionam de acordo com a cultura ao seu redor. Nesse viés a expanção dos aparelhos tecnológicos, sendo intensificado desde o século passado, tem trazido novos arquétipos que revolucionaram as relações interpessoais e as premissas educativas, ja que o imediatismo e a liquidez da sociedade alteraram as perspectivas de coletividade e leitura. Esta circunstância e mostrada pela abundância de aplicativos vituais, como o "Instagram", e de aparelhos celulares, que desenvolveram costumes de leitura e relacionamentos superficiais correspondente a quantidade de informações por esses meios. Tal conexto indica por consecutivo quadro de caos social que precisa ser combatido. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, A falta de politicas sociais e educativas voltadas para a educação básica justifica as dificuldades, (Sem vírgula) relacionadas aos hábitos de leitura no Brasil. Isso ocorre porque, conforme o filósofo françês Pierre Bourdineu, os preconceitos e os contextos sociais estão associados com a manutencão dos valores da sociendade. Nessa visão a falta de bibliotecas públicas e escolares em diversas cidades e a falta de incentivo eduacional, como atividades didáticas e certificados pelos livros lidos, por exemplo, impendem a eferividade da leitura no território nacional. Não e de estranhar, portanto, que, alem do impeditivo cultural existente sobre órgãos públicos, a inexistêcia da matéria de Literatura no Ensino Médio seja um agravante para o densenvolvimeto da leitura, conforme o site G1 (Reveja essa informação)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os desafios das práticas da leitura são desfios que precisam se minimizados. Asim os agentes promotoras do ensino socioeducativo (escolas), devem realizar açoes como paletras mostras cientifocas abertas para a sociedade, as quais tenham o objetivo, por meio de vídeos demosntrativos e teatros organizados por profissionais da educação, mostrar e esclarecer sobre a influencia de aparelhos tecnológicos na leitura eficaz e de orienar os cidadãos acerca da postura correta perante isso. Alèm do mais, o Estado, por meio de leis de incentivos econômicos as cidades, deve construir bibliotecas publicas e tornar obrigatoriedade o ensino a Liyeraura nos escolas, a fim de incentivar a leitura pelos cidadãos.
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Competência 3 | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |