"A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil."

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/07/2025
Nota tradicional: 760
Nota IA: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o filósofo Aristóteles, "A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento", ou seja, ela desempenha um papel essencial na construção da cidadania brasileira, pois promove o desenvolvimento do pensamento crítico e a participação ativa na sociedade. Desse modo, é fundamental compreender como esses aspectos contribuem para a cidadania. (Formule a tese)

Em primeiro plano, deve - se ressaltar a leitura como o desenvolvimento do pensamento crítico, tornando o cidadão capaz de questionar e analisar informações, compreendendo textos, ampliando conhecimentos e melhorando a comunicação. Contudo, a falta dela dificulta o entendimento, levando à uma reprodução de idéias sem questionamento, prejudicando o exercício da cidadania.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a interpretação do que se lê, (Sem vírgula) promove a participação do cidadão, favorecendo a conscientização sobre desigualdade, racismo, violência, entre outros, incentivando a busca por soluções e a construção de uma sociedade mais justa. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável pelos projetos educacionais - organizar e promover eventos em escolas como seminários e palestras. Assim o país vai garantir a plena cidadania. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos