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O sociólogo francês Pierre Bourdieu explica que o acesso à leitura é um tipo de capital cultural que determina as oportunidades sociais de um indivíduo. Quem lê tem mais chance de participar ativamente da vida política e social, reforçando a cidadania. A leitura é a base fundamental para a vida, mas ainda conseguimos vestígios de pessoas analfabetas na nossa sociedade, e a grande causa disso é a baixa escolarização do brasileiro.
Diante desse cenário, podemos ver a grande negligência governamental presente nessa situação, a necessidade de ajudar na renda financeira de sua família e um dos fatores que levam muitos dos jovens a deixar a escola, antes mesmo de concluir o fundamental, entre vários outros eventos. No entanto, a privação da existência de bibliotecas públicas e a falta de incentivo à leitura em casa são coisas frequentes de se ver. Muitas crianças saem da escola sem saber ler ou escrever, e muitos de seus direitos são tirados na vida adulta, perdendo oportunidades por não estarem qualificados. A desigualdade social é o que mais abrange nessa situação, adolescentes tendo que escolher se ajudam a colocar comida na mesa ou conhecimento na cabeça.
(Boa estratégia coesiva) No entanto, podemos ver a grande falha no revestimento escolar, tendo escolas que não são equipadas com livros de boa qualidade, e do interesse de seus alunos, tendo falta de suporte para o aluno aprender o valor da literatura na nossa sociedade. O baixo suporte dado pelo governo e uma ocorrência pouco átona, dificultando o reconhecimento dessa necessidade. Se formos olhar para trás a alguns anos, pessoas daquela época não sabiam escrever nem ler, não tinham direito. Mas hoje todos têm, mas esse direito não está sendo posto (Reestruture essa discussão). A Biblioteca Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como o acesso gratuito à leitura pode transformar vidas, oferecendo cultura, lazer e cidadania a jovens de comunidades carentes.
Campanha de valorização da leitura pode ajudar muito aqueles que não tiveram oportunidadee desejam saber ler. O governo deve começar a investir em bibliotecas de escolas públicas, para aquelas crianças que ainda têm a oportunidade de estudar, e sempre aconselhar os pais sobre a importância de estar sempre incentivando a literatura na vida de seus filhos. E para aqueles que já passaram da fase de estudar, poder contar com uma estrutura de ensino que possa ter profissionais qualificados que os ensinem a ler e lhes mostrem que a leitura pode mudar vida. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
160 |
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
80 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
720
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
|
Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 |
120
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 |
200
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 |
120
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final |
760
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |