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A leitura é mais do que um hábito: é um direito fundamental e uma ferramenta de emancipação. No contexto brasileiro, onde desafios sociais e educacionais persistem, o acesso pleno à leitura torna-se um alicerce essencial para o exercício da cidadania. Afinal, um cidadão consciente é, antes de tudo, um leitor crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Historicamente, o Brasil apresenta índices preocupantes de analfabetismo funcional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma parcela significativa da população adulta tem dificuldades em compreender e interpretar textos simples. Isso compromete diretamente a capacidade dos indivíduos de entender seus direitos, participar de debates públicos e tomar decisões políticas informadas — elementos centrais da cidadania ativa.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a leitura amplia o repertório cultural, desenvolve o senso crítico e fortalece a empatia. Ao entrar em contato com diferentes realidades, o leitor se torna mais sensível às desigualdades sociais e mais engajado na transformação do país. Projetos como o “Leia para uma Criança”, do Itaú Social, mostram como políticas de incentivo à leitura podem mudar trajetórias e ampliar horizontes desde a infância.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, a construção de uma sociedade leitora exige ações estruturais. Investimentos em bibliotecas públicas, formação continuada de professores e o fortalecimento do Plano Nacional do Livro e da Leitura são medidas urgentes. Além disso, é fundamental combater o elitismo intelectual, tornando o acesso à literatura mais democrático, inclusive por meio da valorização da literatura marginal e periférica.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura não é um privilégio: é um pilar da cidadania. Promovê-la é garantir que cada brasileiro tenha voz, vez e consciência crítica para transformar sua realidade. Em um país onde o silêncio tem sido imposto por séculos, ler é um ato revolucionário.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
120 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
800
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
120
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
840
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Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |