[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2025
Nota tradicional: 880
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No filme ''Harry Potter e o Enigma do Príncipe'' é retratada a forma como a leitura mudou a vida de Harry, tornando-o um aluno melhor a partir do conhecimento adquirido através de livros. Fora da ficção, no Brasil, é notável a quantidade de pessoas que não leem, o que influencia diretamente em seus direitos como cidadãos ao entender o sistema político. Assim, fica evidente não só que isso é prejudicial para o conhecimento da população, mas também a necessidade de corrigir a falta de acessibilidade a livros.

Sob esse viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora para a escassez de leitores no país, visto que o acesso a livros é inexistente para pessoas de baixa renda. Dessa forma, essas pessoas são excluídas da sociedade, uma vez que a vida profissional e pessoal dessas pessoas é afetada, impedindo-as de exercerem seus direitos como cidadãs. (Explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, o problema está longe de ser resolvido. A falta de acesso a bibliotecas públicas e sebos colabora para o agravamento da situação, haja visto que são espaços encontrados, na maioria das vezes, nos centros das cidades, o que exigiria um grande deslocamento para a população que não faz parte dos centros urbanos. Além disso, os livros têm preços exorbitantes, o que também impede que a sociedade tenha fácil acesso. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Governo - órgão responsável por garantir os direitos da população -, em parceria com bibliotecas públicas, investir em projetos que tenham como objetivo o empréstimo de livros mensalmente para pessoas de baixa renda que moram em locais distantes. Dessa maneira, a população terá acesso ao conhecimento e poderá exercer seus diretos como cidadãos, e histórias como a do personagem Harry ficarão apenas na ficção.  (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos