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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
No filme ''Harry Potter e o Enigma do Príncipe'' é retratada a forma como a leitura mudou a vida de Harry, tornando-o um aluno melhor a partir do conhecimento adquirido através de livros. Fora da ficção, no Brasil, é notável a quantidade de pessoas que não leem, o que influencia diretamente em seus direitos como cidadãos ao entender o sistema político. Assim, fica evidente não só que isso é prejudicial para o conhecimento da população, mas também a necessidade de corrigir a falta de acessibilidade a livros.
Sob esse viés, é preciso atentar para a omissão estatal presente nessa problemática. Nessa perspectiva, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, pois a falta de atuação das autoridades corrobora para a escassez de leitores no país, visto que o acesso a livros é inexistente para pessoas de baixa renda. Dessa forma, essas pessoas são excluídas da sociedade, uma vez que a vida profissional e pessoal dessas pessoas é afetada, impedindo-as de exercerem seus direitos como cidadãs. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, o problema está longe de ser resolvido. A falta de acesso a bibliotecas públicas e sebos colabora para o agravamento da situação, haja visto que são espaços encontrados, na maioria das vezes, nos centros das cidades, o que exigiria um grande deslocamento para a população que não faz parte dos centros urbanos. Além disso, os livros têm preços exorbitantes, o que também impede que a sociedade tenha fácil acesso. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Governo - órgão responsável por garantir os direitos da população -, em parceria com bibliotecas públicas, investir em projetos que tenham como objetivo o empréstimo de livros mensalmente para pessoas de baixa renda que moram em locais distantes. Dessa maneira, a população terá acesso ao conhecimento e poderá exercer seus diretos como cidadãos, e histórias como a do personagem Harry ficarão apenas na ficção. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |