A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série "Anne with an E", (Sem vírgula) apresenta a protagonista Anne Shirley, uma leitora voraz que encontra nos livros, (Sem vírgula) não apenas refúgio, mas também ferramentas para compreender o mundo. Analogamente, no Brasil, a importância da leitura na construção da cidadania se torna ainda mais crucial, devido a pobreza familiar e a negligência estatal, aspectos que dificultam o acesso ao incentivo à educação e à cultura letrada.

Nessa perspectiva, torna-se evidente como a fragilidade familiar desempenha um papel importante na formação da leitura, principalmente na infância. Isso ocorre devido à renda familiar, muitas vezes limitada ao básico como a alimentação, o que faz os responsáveis não priorizarem a importância dos livros. Consequentemente, essa realidade gera um descaso por parte dos jovens que, sem o estímulo, acabam não desenvolvendo o hábito de ler. Tal cenário, corrobora para o problema citado. (Explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, é notório o impacto da ineficiência estatal em relação à importância da leitura na cidadania no Brasil. Nesse viés, a discrepância de bibliotecas entre escolas públicas e privadas revela um flagrante descaso do Estado em democratizar um bem que deveria ser igualitário: o acesso à leitura. O não cumprimento dessas obrigações essenciais afasta o Governo de seus objetivos primordiais, os quais incluem a formação de indivíduos com caráter crítico e plenamente capazes de exercer sua cidadania, assemelhando-se, assim, a um "estado de zumbi", em relação à sua função social, conforme o Sociólogo Zygmunt Bauman disserta.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se nítido a importância intrínseca da leitura na construção plena da cidadania no Brasil. Nesse sentido, urge que o Ministério Da Educação (MEC) - órgão encarregado do ensino brasileiro - implemente melhorias significativas no incentivo à leitura nas escolas. Isso pode ser feito por meio de tarefas lúdicas, como a criação de clubes de leituras e gincanas literárias e, crucialmente, da participação ativa dos pais, a fim de mitigar a fragilidade observada na infância. Ademais, essa iniciativa deve ser viabilizada pela colaboração com empresas privadas, que disponibilizarão acervos diversos de livros em escolas e universidades, recebendo incentivo fiscal do Estado para o cumprimento da meta. Espera-se, com isso, que mais pessoas possam compreender o mundo e atuar de forma crítica. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos