A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 760
A participação ativa de um indivíduo na sua comunidade depende exclusivamente do conhecimento de seus direitos e deveres. No entanto, o Brasil mostra grave deficiência quando o assunto é o exercício da sua cidadania. Nesse sentido, a leitura torna-se essencial na conscientização de suas obrigações e garantias. Assim, a solução para este problema exige que se combata a desigualdade social e a omissão do Estado quanto ao estímulo do hábito de ler no desenvolvimento desse processo.
Em um primeiro momento, é necessário esclarecer que a dificuldade de acesso aos livros e a educação no Brasil, (Sem vírgula) representam o aumento progressivo de pessoas mal informadas, que simplesmente não conseguem discernir se existe coerência na mensagem recebida. O avanço cada vez mais rápido da tecnologia e o despreparo da população na utilização de conteúdos disponibilizados na internet, (Sem vírgula) demonstra a fragilidade dos brasileiros, visto que não conseguem perceber a manipulação por trás dessas informações. Diante deste cenário, conclui-se que o investimento em educação desde a primeira infância, escolas com boa infraestrutura e professores qualificados consiga superar essa carência de conhecimento.
Todos os seres humanos nasce livre, mas o Estado o aprisiona, uma vez que negligencia sua obrigação de assegurar a todos os brasileiros o direito á inclusão e mobilidade social. A situação se agrava, enquanto a comunidade não tem garantido o mínimo de renda mensal, dificultando um padrão de vida digno. Dessa forma, as famílias não conseguem destinar recursos financeiros na aquisição de livros para a educação, por que precisam priorizar outras necessidades que julgam ser mais importante que a leitura.
(Boa estratégia coesiva) Nesse viés, torna-se imperiosa a correção imediata por parte do Estado em debelar os erros causados por sua omissão e assegurar absoluta prioridade á educação e dignidade. Nessa ótica, o Governo Federal com intermédio dos Governos Estadual e Municipal deve promover políticas públicas que visem o engajamento social dos menos favorecidos, a aproximação das pessoas com os livros objetivando o desenvolvimento intelectual e aprimoramento do senso crítico, especialmente das comunidades carentes. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |