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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 880
O analfabetismo funcional, assim como a falta de acesso à cidadania, no que diz respeito aos direitos do cidadão, são apenas duas das inúmeras consequências da desvalorização da leitura no Brasil. Além disso, a onda crescente da criação de conteúdos instantâneos e da automatização das ferramentas de comunicação na internet parecem estar contribuindo para a construção de uma sociedade com cada vez mais aversão à prática da leitura.
Com o avanço da tecnologia e da modernização das redes sociais, foi construído um mundo praticamente instantâneo. As pessoas se mostraram mais resistentes a ler textos longos e até mesmo os textos curtos são considerados cansativos demais de serem lidos. Esse comportamento, tão comum atualmente, é bastante influenciado pelo senso de urgência que as redes sociais fomentam; entre as práticas comuns na substituição da leitura, estão: a preferência por vídeos curtos, manter-se informado por manchetes sensacionalistas e o acompanhamento de páginas duvidosas na internet que visam somente a polemização. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, embora haja esforços de campanhas sociais ou independentes que incentivem, (Sem vírgula) a falta de recursos impacta diretamente no interesse da população em escolher dar uma chance à leitura. Nas grandes livrarias, o acesso aos livros pode ser dificultoso, visto que os preços pelos quais são vendidos não se encaixam na realidade financeira de muitas pessoas. Esse aspecto revela a existência de uma estratificação social, onde o indivíduo com maior poder aquisitivo tem o acesso facilitado na busca do conhecimento através da leitura, diferente do indivíduo mais vulnerável financeiramente, sendo esse, portanto, mais propenso ao analfabetismo funcional, por exemplo. Em um país com altos níveis de desigualdade como o Brasil, isso escancara um enorme estigma. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, fazem-se necessárias ações mais eficientes em prol do acesso à leitura e, também, na facilitação desse acesso ao público mais carente através de descontos em livrarias e parcerias educativas entre escolas e livrarias. Além disso, os sebos literários devem ser melhor divulgados nas cidades através das campanhas sociais voltadas a esse tema, preferencialmente, com incentivo financeiro por parte do Estado. Através dessas ações será possível fomentar a leitura na população brasileira, gerando cidadãos mais críticos e conscientes dos seus direitos e deveres. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |