[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/07/2025
Nota tradicional: 640
Nota IA: 640
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A leitura e essencial para o desenvolvimento do indivíduo no intelectual, pessoal e social, além do crescimento individual e coletivo, ampliando o conhecimento do cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)

Entretanto, no Brasil, existe baixo acesso à leitura, por muitas pessoas, não terem incentivo, além da falta de acesso a livros e bibliotecas. Outro fator que contribui para esse problema e a falta de incentivo principalmente desde a primeira infância, ocasionando no atraso no desempenho na aprendizagem escolar,baixo senso crítico, surgindo assim cidadao desinformados e manipuláveis. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)

Na época da República Velha, no Brasil, acontecia nas eleições o voto de cabresto que Coronéis obrigavam a população pobre analfabeta a votar em certos candidatos do seu agrado,isso acontecia pela falta de escolaridade da população por não saber ler e escrever,sendo fácil de enganados e manipulaveis.Nos dias atuais o indivíduo com falta de leitura acredita em boatos,Fale news ou promessas falsas de políticos, (Melhore a progressão de ideias) além disso dificilmente conhece seus direitos, deveres,gerando uma exclusão social no que gera o enfraquecimento na democracia. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados acima, cabe ao governo um programa de incentivo a leitura de jovens e crianças como clube de leitura, debate sobre clássico literários,ou incentivo para o surgimento de nós escritores, mais surgimento de biblioteca pública,Alem da distribuição de livros de baixo custo, tornando a leitura acessível a todas as camadas da população. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 160 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos