[Sem título]
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 640
A leitura e essencial para o desenvolvimento do indivíduo no intelectual, pessoal e social, além do crescimento individual e coletivo, ampliando o conhecimento do cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)
Entretanto, no Brasil, existe baixo acesso à leitura, por muitas pessoas, não terem incentivo, além da falta de acesso a livros e bibliotecas. Outro fator que contribui para esse problema e a falta de incentivo principalmente desde a primeira infância, ocasionando no atraso no desempenho na aprendizagem escolar,baixo senso crítico, surgindo assim cidadao desinformados e manipuláveis. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)
Na época da República Velha, no Brasil, acontecia nas eleições o voto de cabresto que Coronéis obrigavam a população pobre analfabeta a votar em certos candidatos do seu agrado,isso acontecia pela falta de escolaridade da população por não saber ler e escrever,sendo fácil de enganados e manipulaveis.Nos dias atuais o indivíduo com falta de leitura acredita em boatos,Fale news ou promessas falsas de políticos, (Melhore a progressão de ideias) além disso dificilmente conhece seus direitos, deveres,gerando uma exclusão social no que gera o enfraquecimento na democracia. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos mencionados acima, cabe ao governo um programa de incentivo a leitura de jovens e crianças como clube de leitura, debate sobre clássico literários,ou incentivo para o surgimento de nós escritores, mais surgimento de biblioteca pública,Alem da distribuição de livros de baixo custo, tornando a leitura acessível a todas as camadas da população. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 160 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |