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No livro "Sapiens" o autor Yuval Noah Harari reflete sobre como os "Homo sapiens" desenvolveram estruturas na qual moldaram suas trajetórias e vivências. Logo, essa breve história sobre a humanidade demonstra que é fundamental consciência e mudanças para reverter cenários de adversidades. A leitura é fundamental no desenvolvimento de uma cidadania mais consciente. Porém, na realidade, há indícios demonstrando que menos da metade da população brasileira é composta por leitores, isto é resultado da falta de políticas públicas efetivas e ações sociais, principalmente por parte das escolas. Sendo assim, primordial a atuação conjunta do Estado e sociedade para mitigar tais problemas e promover um país mais desenvolvido.
Sob uma análise crítica, a ausência de políticas públicas eficazes evidencia a negligência governamental diante da problemática, contribuindo para o crescimento de não leitores e analfabetos na cidadania. Isso ocorre porque o regime político não tem regulamentado de forma adequada bibliotecas funcionais, criação de programas incentivadores e medidas. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, cabe ao Estado garantir o bem-estar coletivo por meio da manutenção de ordens e da oferta de condições dignas a população. No entanto, essa função não é plenamente cumprida, uma vez que o poder público falha em implementações concretas que promovam a solução de problemas econômicos e sociais. Dessa forma, é urgente que estratégias cabíveis sejam adotadas a fim de assegurar uma sociedade de leitores. (Melhore a apresentação dessa ideia)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a ausência de ações socias evidencia como a sociedade ainda é refém da ignorância social e histórica. As iniciativas promovidas como ONGs (Desenvolva a sigla), exercem papel essencial na formação de cidadãos conscientes. Assim como dizia Paulo Freire "a educação move o mundo", destacando, (Sem vírgula) que o desenvolvimento contemporâneo é devido à escolaridade. Portanto, ações sociais devem trabalhar com a inclusão de estratégias para conscientizar os estudantes sobre a importância da leitura na construção de uma geração melhor. Assim, é necessário apoiar as instituições de ensino pelo fato delas serem de grande relevância e moldarem o mundo. A leitura colabora no desenvolvimento social, na obtenção de conhecimento e até mesmo na prevenção de doenças degenerativas da memória. Diante disso, é necessário que tanto o Estado quanto a população atuem de forma crítica na prevenção dos impasses, visando a construção de uma cidadania mais ciente. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a falta de apoio institucional e ações sociais principalmente escolares têm colaborado no dilema da construção da cidadania a partir da leitura. Diante disso, é fundamental que o Estado implemente bibliotecas e programas eficazes para incentivar a leitura. E a sociedade deve aderir à formação de organizações para a ampliação de iniciativas de assistência, por meio de palestras, cursos e ensinamentos em âmbitos escolares, com a finalidade de conscientizar os estudantes. Assim, evitando a inconsciência por parte deles. Dessa forma, será possível minimizar os impactos e promover um país mais desenvolvido. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
160 |
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
120 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
800
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 |
200
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final |
880
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Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |