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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 760
A leitura é um fator importante na formação do ser humano, seja para o acesso à informação quanto para o desenvolvimento crítico. Entretanto, a falta do hábito da leitura impacta na construção da cidadania, pois dificulta o exercer de direitos e deveres assim como o crescimento pessoal, importantes na vivência social. (Discussão pertinente. Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, indivíduos que não leem possuem menor capacidade de tomada de decisão, uma vez que interpretam e gerenciam menos suas escolhas. Isto é, o controle sofrido pelos trabalhadores analfabetos, no período das eleições, para a obtenção de votos durante a República Velha, dificultando o seu poder de escolha. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, à falta de acesso aos livros contribui para a não formação da opinião, já que o cidadão necessita de um intermédio dessa forma, subjugando sua visão de mundo. Ou seja, todo o conhecimento adquirido pela Igreja Católica, no decorrer da Idade Média, porém indisponível a uma parte da sociedade, tornando-os dependentes. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a leitura é fundamental em todos os aspectos de um ser. Cabe ao Ministério da Educação investir em projetos voltados a propagação do incentivo à leitura, principalmente em escolas com oficinas de criação de histórias, palestras com autores e bibliotecas itinerantes em diversos bairros. Logo, promovendo um maior alcance à democracia. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |