Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A importância da leitura na construção da cidadania, (Sem vírgula) é um assunto que deve ser debatido devido à sua relevância na atualidade. Dessa forma, é essencial expor os tópicos, liberdade no voto e comunicação entre os cidadãos. Esses pontos proporciona, uma análise ampla e crítica da situação. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, é importante elencar a leitura como uma porta de liberdade para o cidadão, complementando o contexto. Dessa forma, um cidadão que sabe ler, compreender e interpretar, ele não é enganado por pessoas de má fé. Ele sempre vai buscar entender seus direitos e deveres. Exemplo, nas eleições, na sociedade atual, o voto, é com base na compressão das propostas dos candidatos e não ao voto de cabresto como no passado. Confirmando, que a leitura é a responsável pela melhora na vida das pessoas, pois as elas, passaram a estudadar mais e conhecer seus direitos. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, é essencial discutir sobre a leitura como elo que possibilita um boa comunicação para uma convivência melhor entre as pessoas, proporcionando a ánalise temática desse tópico. Dessa forma, a leitura permite uma boa comunicação entre os cidadãos, seja, essa de forma presencial e distância pelo celular ou computador. Além, que as mesmas sejam enganadas por informações falsas entre as pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indiscutível que a leitura é essencial para exercer uma boa cidadania. Assim, é importante, que o governo melhore cada vez mais as estruturas existentes na educação, para alcançar mais pessoas como crianças, jovens e idosos. O mais importante é que uma melhora na sociedade é um bem - estar individual e coletivo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
120 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
160 |
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
80 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
640
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
|
Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
120
|
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160
|
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 |
120
|
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 |
200
|
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 |
80
|
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final |
680
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |