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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A sociedade hodierna no Brasil convive com grandes desafios no Brasil convive com grandes desafios em tempos digitais no que se diz a respeito á leitura, uma vez que, o abandono dos livros, jornais e revistas foram substituídos por telas. Com efeito, é essencial analisar os propulsores desse contexto hostil: a negligência governamental e ausência de incentivo familiar. (Melhore a contextualização do tema)
Diante dessa situação, é importante destacar a inoperância estatal em relação ao problema. Sob essa ótica, a constituição federal dispõe que e dever da sociedade, família e estado assegurar o direito a cultura e educação. Porém, não e conhecido ações de letramento para a população por meio do estado contrariamente o poder público se movimenta a favor de relevância da leitura cometendo o corpo social ao desemprego, falta de conhecimento e de cidadania. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, não comparecimento familiar ao estimulo do hábito de ler colaboram para o obstáculo. Dessa maneira, a família, sendo o principal meio que o indivíduo se desenvolve, pouco fomenta seus membros a leitura. Diante disso, a falha acontece sobretudo nas famílias de baixa renda que não possui recursos para compra de livros ou revistas que forneça construção de cidadania adequada. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que a displicência do estado e a falta de impulso parental perpetuam para á importância da leitura na construção da cidadania brasileira. Nessa perspectiva cabe ao estado-principal promotor do bem está social- por meio de investimentos financeiros em politicas públicas, com objetivo de tornar importante a leitura na sociedade brasileira. (Sentido "quebrado") Paralelamente, é papel da família-organização fundamentada na relação afetiva estimular hábitos de leitura por meio de livros, jornais e revistas á fim de enfatizar a importância da leitura na edificação cidadã do Brasil.
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |