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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 800
A Constituição brasileira, de acordo com o artigo 227, atribui como dever da sociedade, família e Estado, assegurar o direito à cultura e educação para a população brasileira. Entretanto, regiões carentes do país ainda enfrentam dificuldades em adquirir acesso à educação de qualidade. Além disso, o avanço da tecnologia também é outro fator que impede o pleno exercício da cidadania por intermédio da leitura no Brasil. (Melhore a contextualização e formule a tese com clareza)
Marieli Mallmann, influenciadora digital brasileira, em recente evento da TEDxBlumenau, contou ao público presente como a biblioteca da escola pública que frequentava no extremo noroeste do Rio Grande do Sul foi importante para a construção da sua cidadania: "A implementação de políticas sociais efetivas, desde o aumento do salário mínimo até a ampliação do acesso a serviços de saúde e educação, alteraram significativamente a vida de milhões de brasileiros, inclusive a minha." (Truncamento) Demonstrando, assim, como a leitura é uma importante ferramenta para o conhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Contudo, com o avanço tecnológico, é comum pesquisas apontarem a crescente preferência de jovens a informações breves, em vez de textos de livros. Esse cenário alarmante é propício a manipulações, uma vez que o conhecimento é importante para saber identificar o que é ou não verídico. Para tanto, o incentivo a leitura é crucial para reverter tais estatísticas apresentadas nessas pesquisas.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, é dever do Governo atuar em conjunto com escolas da rede pública de todos os estados brasileiros na criação e divulgação nas redes sociais e imprensa de projetos voltados a incentivar os jovens a adquirirem o hábito de ler mais (Melhore a construção); além de continuar contribuindo com políticas públicas efetivas, a fim de reforçar a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil.
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |