A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 840
"Eles Vendiam as galinhas para comprar os livros". A frase da escritora e poetisa paraense , Laura Nogueira , enfatiza a importância dos pais (responsáveis pela educação moral e intelectual) no incentivo ao conhecimento. No entanto, a pesquisa"Retratos da Leitura no Brasil" revela que 53% dos brasileiros nunca leram um livro. Logo, uma parcela significativa da população não dá importância à leitura como à família da autora de obras poéticas, que sempre esteve em contato com a literatura clássica, por influência dos pais. Nesse contexto, motivos como à falta de incentivo no âmbito familiar e das escolas, colaboram com problemática. (Melhore a apresentação da contextualização)
Inicialmente, pais leitores e incentivadores, (Sem vírgula) certamente formarão leitores assíduos, ademais, os benefícios são inúmeros como: empatia,desenvolvimento de pensamento crítico,a facilidade de concentração e compreensão de textos. Acerca dessa lógica,o filósofo grego, Aristóteles, acreditava que a leitura é o caminho mais curto para o conhecimento. Logo, o ambiente familiar no qual, ler é prioritário, fatalmente , nascerá escritores, intelectuais e indivíduos cultos engajados com a sociedade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,à escola ao criar um ambiente acolhedor, pode despertar o prazer por "folhear livros" ,transformando-o em um hábito prazeroso para à criança. Igualmente ,o conhecimento forma cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, bem como, Monteiro Lobato,escritor brasileiro, conhecido por sua obra infantil, também enfatizou a importância da leitura para o desenvolvimento do país com a frase: "um país se faz com homens e livros ". (Reestruture e aborde a discussão com clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, conclui-se que, a parceria entre família e escola é fundamental para o processo da leitura nos anos iniciais de vida. A família, ao ler para a criança desde cedo, contar histórias e ser exemplo lendo, completa o trabalho desenvolvido na escola. As instituições de ensino (responsáveis pela transformação social e intelectual) por sua vez, além de promover e implementar o hábito de ler na vida dos alunos,pode orientar os pais sobre como estimulá-los em casa,oferecer recursos e sugestões de livros adequados para cada faixa etária. Assim, com escolas comprometidas com a causa e pais que dão importância ao conhecimento, como os genitores da mestra em estudos literários, Laura, a promoção à cidadania será mais efetiva e o Brasil se aproximará da nação idealizada pelo autor da obra "Reinacoes de Narizinho". (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |