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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2025
Nota tradicional: 880
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O No filme '' A bela e a fera '' - dirigido por Gary Throusand e Kirk Wase - a personagem Bela nutre uma paixão pela leitura , o que acaba influenciando outros personagens da trama a se tornarem leitores também . Fora da ficção , infelizmente , a realidade da sociedade brasileira é completamente diferente da animação , pois apesar da evidente impotância da leitura na construção da cidadania no Brasil , o governo negligencia essa ferramenta que pode mudar o futuro do nosso país para melhor . Além disso , grande parte da população não tem acesso a educação. (Formule a tese com clareza)

Diante desse cenário , nota-se que a omissão governamental é um dos principais entraves para a relevância da interpretação na construção dos direitos sociais . Nesse contexto, Nicolau Maquiavel - filósofo renascentista -diz que o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder e não na promoção do bem comum . Nessa perspectiva , o poder executivo não cumpre o seu papel ,visto que não desenvolve políticas públicas sobre a importância da leitura e como ela pode influenciar positivamente na vida dos brasileiros , fazendo com que entendam o valor da sua participação ativa na sociedade para fazer valer seus direitos políticos e sociais . Dessa forma , fica claro a ineficácia da poder central .

(Boa estratégia coesiva) Ademais , é válido constatar que ausência de equidade se mostra um obstáculo para edificação da cidadania no país . Nesse sentido , no filme '' A sociedade dos poetas mortos '' o professor John keaking -Robin Williams - em uma escola preparatória incentiva seus alunos a a pensarem por si próprios , questionarem as regras e tudo isso só é possível por intermédio da leitura . Entretanto , grande parte da sociedade brasileira não tem acesso a nem sequer a escolarização ,enquanto uns podem s matricular em academias de transformação pessoal , -como no filme - outros trabalham desde a infância para ajudar no sustento da família , o que mostra claramente a desigualdade social (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira , é notório a necessidade da leitura na vida dos cidadãos ,mas muitos não têm acesso a essa virtude .

(Boa estratégia coesiva) É urgente , portanto , que medidas sejam tomadas para mitigar as adversidades abordada . Cabe ao governo -órgão responsável pela população - a criação de projetos de leitura em todos os lugares da cidade para garantir que todos tenham acesso , por meio de políticas públicas que visem acabar com desigualdade e apoiar a leitura . (Truncamento) A fim de que possamos construir um Brasil melhor pela leitura , assim Bela. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos