[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Define-se cidadania como o conjunto de direitos e deveres conquistados pela população que habita determinado território. Mas não basta a cidadania estar assegurada no papel, é necessário pô-la em prática, todos os dias. No Brasil, a conquista cidadã foi dada de forma mais assertiva somente a partir de 1988 (promulgação da Constituição Federal). Todavia, o Estado brasileiro não tem garantido a todos os brasileiros acesso igualitário e satisfatório à educação, sendo, portanto, essa a raiz da pouca valorização da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil.

Como esperar uma sociedade mais participativa politicamente e socialmente se ainda no Brasil do século XXI há uma quantidade considerável de analfabetos, semianalfabetos e analfabetos funcionais? Isso diz muito sobre o baixo nível da educação pública brasileira. Resultado: acentuação da desigualdade social. É, apesar dos avanços recentes --- como o maior número na história do país de brasileiros que têm diploma de nível superior ---, uma lamentável realidade. Quanto mais poder aquisitivo se tem, mais acesso às melhores escolas, melhor capacidade de leitura e maior familiaridade com os direitos e deveres de si mesmo. O artigo 227 da Constituição Federal dispõe que é dever da sociedade, família e Estado assegurar o direito a cultura e educação, porém, no Brasil, esse mesmo Estado tem atuado ainda de maneira muito negligente, pois é mais conveniente para a pequena elite nacional manter os seus interesses, em detrimento dos da grande camada da sociedade brasileira que é também a mais pobre. Ademais, com o advento da tecnologia e a popularização da internet e dos smartphones, principalmente a partir das últimas décadas, os brasileiros têm sido capturados pelas redes sociais que estimulam majoritariamente o audiovisual (fotos, vídeos, games, etc.), distanciando a população da leitura. (Reestruture a discussão apresentada)

É por isso que o estímulo a ler tem de ocorrer desde os primeiros anos de vida. O Ministério da Educação deve sempre destinar verbas para aquisição de livros/bibliotecas da creche às escolas de ensino médio, para garantir a formação de leitores já na educação básica. Além do mais, a tecnologia deve ser uma aliada nessa tarefa, visto que sua presença na vida das pessoas mostra-se inevitável. Para tanto, as redes sociais podem ser um meio de propagação de grupos de leitura, para, assim, formar mais leitores. Somente a leitura abre as portas para o conhecimento, inclusive, dos próprios direitos e deveres dentro da sociedade. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos