A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 800
Segundo o ex-presidentes sul-africano Nelson Mandela: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Análogo a isso, percebe-se o elevado potencial da leitura na transformação social. Porém, a invisibilidade da importância da leitura ainda é um grave problema social, sustentado por fatores de desigualdade social e apatia juvenil. (Muito bem. Formulou a tese)
Inicialmente veicular a desigualdade social sustenta a invisibilidade da leitura como algo crucial. Invisível que o acesso a esse bem não é plenamente usufruído por uma parcela significativa de estudantes do Brasil. Análogo a isso, a filósofa brasileira Marilena Chauí diz: "as desigualdades econômicas se refletem nas desigualdades educacionais".
(Boa estratégia coesiva) Além disso, apatia por parte dos jovens frente ao hábito da leitura representa um desafio para a construção da cidadania. Segundo o conceito "modernidade líquida", do sociólogo Bauman, define a sociedade atual. (Truncamento) Pois, os jovens preferem conteúdos rápidos e acabam rejeitando os livros, prejudicando o pensamento crítico.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para valorização da leitura na construção da cidadania no Brasil, o governo deve criar oportunidades gratuitas de aquisição de livros por meio de campanhas em escolas públicas. (Truncamento) Que atenda a toda comunidade carente, garantindo o conhecimento aos jovens e criando uma cidadania futura mais crítica. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |