A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2025
Nota tradicional: 800
Nota IA: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o ex-presidentes sul-africano Nelson Mandela: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Análogo a isso, percebe-se o elevado potencial da leitura na transformação social. Porém, a invisibilidade da importância da leitura ainda é um grave problema social, sustentado por fatores de desigualdade social e apatia juvenil. (Muito bem. Formulou a tese)

Inicialmente veicular a desigualdade social sustenta a invisibilidade da leitura como algo crucial. Invisível que o acesso a esse bem não é plenamente usufruído por uma parcela significativa de estudantes do Brasil. Análogo a isso, a filósofa brasileira Marilena Chauí diz: "as desigualdades econômicas se refletem nas desigualdades educacionais".

(Boa estratégia coesiva) Além disso, apatia por parte dos jovens frente ao hábito da leitura representa um desafio para a construção da cidadania. Segundo o conceito "modernidade líquida"do sociólogo Bauman, define a sociedade atual. (Truncamento) Pois, os jovens preferem conteúdos rápidos e acabam rejeitando os livros, prejudicando o pensamento crítico.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para valorização da leitura na construção da cidadania no Brasil, o governo deve criar oportunidades gratuitas de aquisição de livros por meio de campanhas em escolas públicas. (Truncamento) Que atenda a toda comunidade carente, garantindo o conhecimento aos jovens e criando uma cidadania futura mais crítica. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos