[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/07/2025
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O pedagogo brasileiro Paulo Freire enfatiza: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, demonstrando a importância da educação na construção social. De maneira análoga, a leitura é parte essencial da formação educacional e da estruturação da identidade cidadã, mas falta culmina em uma fácil manipulação e em um deficit de conhecimento sobre si e sobre o seu papel no mundo.Dessa forma, a questão da leitura no Brasil está relacionada a aspectos educacionais e governamentais.

Em primeiro viés, cabe ressaltar que a leitura é uma ferramenta que constroe senso crítico nos indivíduos. De tal modo, o Artigo 227 da Constituição Federal dispõe que
é dever da sociedade, da família e do Estado assegurar, (Sem vírgula) o direito, (Sem vírgula) a cultura e educação. Sendo assim, é lei que todos devem ter o convívio com a leitura, porém muitas famílias não compreendem o poder dos livros para que as pessoas, principalmente as crianças, assimilem questões sociais diferentes de sua realidade e desenvolvam um senso crítico. (Melhore a apresentação dessa discussão) Assim, os cidadãos entendem seu papel de lutar por aquilo que acreditam e defendem.

Em segundo viés, vale enfatizar a diferença entre o real conhecimento e a manipulação midiática. Sob esse viés, o documentário “O dilema das redes” demonstra como a sociedade está sendo bombardeada de informações e como a mídia molda aquilo que é passado. Em vista disso, deve-se buscar conteúdo de qualidade que faça com que as pessoas reconheçam seu papel na sociedade e seus direitos e deveres como cidadão, pois atualmente as informações levam pelo caminhos de se distanciar do que é realmente válido para o ser social.

Infere-se, portanto, a necessidade de políticas públicas para mitigar o apagamento da leitura na vida dos brasileiros. É imperativo, (Sem vírgula) que as Secretárias Estaduais e Municipais de Educação, (Sem vírgula) viabilizem o acesso a literatura, através de projetos escolares que encaixem os livros de modo lúdico, a fim de torná-los parte da vida e personalidade do cidadão. Para isso, o Conselho Tutelar deve intensificar a vistoria sobre a aplicação dos direitos das crianças e adolescentes com o fito de garantir a cultura e, principalmente, o acesso as instituições educacionais. Logo, o ideal de Paulo Freire se torna cada vez mais efetivo com tais medidas. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos