Leitura e a chave do conhecimento para abrir portas
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 640
De acordo com, (Sem vírgula) Nelson mandela onde faz uma breve alusão, " Educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo", (Justaposição) essa referencia trás a importancia de conhecimento estudantil , onde o Brasil é pobre em nesses requisitos, além do mais na parte do incentivo a leitura para crianças e adolescentes por conta de automatização nos celulares que facilitam ou até fazem o esforço que seria da ser humano. (Reelabore e contextualize o tema com clareza. Parágrafo frasal)
A prática da leitura desde cedo na vida de um ser humano é essencial para incentivar a aprendizagem, além de ter grandes benefícios a sua vida profissional, mas a falta de incentivos principalmente do Ministério da Educação e Escola não incluem a leitura como ferramenta principal ou até a falta de acessibilidade para quem vivem longe das grandes metrópoles, para seu desenvolvimento escolar e de cidadão. (Reelabore) Com o avanço também da tecnologia e automação que veio junto, muitos estudantes não realizam a prática da leitura no seu cotidiano, deixando "robôs" trabalharem por eles e, assim, se tornando próprios "robôs" sendo guiado sem sentido ou não por conta própria.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância o Ministério da Educação, junto a Escola com ajuda também das mídias, ter ênfase nesse quesito e criarem um juízo coletivo na sociedade de que ter a leitura em sua vida é a chave para uma vida melhor, com oportunidades e até escolhas democráticas para a sua nação. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |