[Sem título]
Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 760
A constituição federal de 1988 é um conjunto de leis que aborda direitos e deveres de um indivíduo perante a sociedade. O acesso a esse conhecimento permite que o cidadão possa exigir formas de vida mais justa e lutar por sua integridade social, expressando a importância da leitura (Melhore a construção dessa ideia) na construção da cidadania e na vida cultural do ser humano.
Pode-se afirmar que, na sociedade vigente, o avanço de informações sem um viés realmente educativo toma controle das mídias sociais de tal forma, que se torna complexo alinhar conhecimento à falsas disseminações. Devido as redes terem se tornado um dos principais meios de busca por esclarecimentos, se ressalta a urgência da educação midiática, de forma a utilizar as ferramentas que a população tem mais acesso para que se possa atingir a maior parte da nação.
Outro fato a ser analisado é a contribuição que a literatura possui na formação ética social. Um artigo da revista Science, (Sem vírgula) aborda como leitores de literatura tendem a imergir nas histórias dos personagens de seus contos, desenvolvendo assim, (Sem vírgula) uma maior compreensão e empatia diante das relações sociais. Essa pesquisa contribuiu para analisar o impacto que a leitura causa na vida cultural de um cidadão.
(Boa estratégia coesiva) Para efeito dos conhecimentos abordados, conclui-se que devido a complexidade para obter avanço nos problemas descritos, se faz necessário a intervenção jurídica na legislação atual, com focos nas redes de comunicação. Em consonância, se destaca a consideração de incentivos fiscais a livrarias e bibliotecas itinerantes que possam ir até comunidades carentes, para assim podermos desenvolver uma população consciente do seu papel na sociedade. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |