A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/07/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série de quadrinhos "Turma da Mônica", do cartunista Maurício de Sousa, marcou a infância de diversas gerações brasileiras, desde sua criação até os dias atuais, com sua literatura lúdica e mensagens educativas. (Repertório legitimado, mas o uso não foi produtivo. Melhore a conexão entre as ideais) Nesse âmbito, nota-se que há várias áreas cujo impacto positivo da leitura é refletido, principalmente no desenvolvimento dos cidadãos brasileiros — como no acesso ao conhecimento e na construção do senso crítico dos indivíduos enquanto membros de uma sociedade.

Primeiramente, é imprescindível ressaltar a importância da leitura na aquisição do conhecimento. Paulo Freire, sociólogo e pedagogo brasileiro, defendia que a educação é uma ferramenta de transformação social, assim como a leitura, por possibilitar que pessoas de todas as camadas socioeconômicas obtenham consciência acerca dos fatos e da realidade na qual estão inseridos. Logo, tendo em vista a era digital contemporânea, um bom leitor torna-se capaz de discernir a veracidade das informações propagadas nos meios de comunicação em massa, sendo assim menos suscetível à manipulação, por exemplo.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o ato de ler também se apresenta como fator determinante na formação do pensamento crítico coletivo. Na obra "Ensaio sobre a cegueira", do autor José Saramago, há uma crítica explícita à alienação política da sociedade por meio da alegoria da cegueira, na qual os seres humanos tornavam-se indiferentes aos acontecimentos ao seu redor, além de incapazes se pensar ou agir por si próprios. Dessa forma, a absorção do conteúdo de obras como a de Saramago é fundamental para estimular a reflexão acerca dos deveres e direitos da população brasileira, ao estimular a participação ativa de cada membro da nação na vida política, social e civil de seu território.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância democratizar o acesso à leitura para a população. O Ministério da Educação (MEC) deve, em parceria com instituições privadas, promover oficinais de literatura nas escolas da rede pública de ensino, voltadas para o corpo estudantil e o público geral, visando ampliar a base de leitores brasileiros ao incentivar o hábito da leitura. Dessa forma, o Brasil poderá se aproximar cada vez mais de uma sociedade verdadeiramente democrática, onde cada pessoa será capaz de exercer sua cidadania de modo pleno, satisfazendo os ideais de Freire. (Faltou apresentar o meio)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos