[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/07/2025
Nota tradicional: 920
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filósofo francês Michel Foucault, (Sem vírgula) evidencia, em uma de suas obras, que o poder é a base inevitável de todas as relações humanas. Seguindo essa ótica, o conhecimento se mostra como um instrumento de poder, dado sua capacidade de promover intervenções socioespaciais. Nesse viés, é notória a importância da leitura enquanto ferramenta de formação cidadã pois, por meio dela, ampliam-se as potencialidades de reflexão e racionalidade. Assim, torna-se necessário refletir acerca da carência de incentivo educacional e a ausência de pensamento crítico. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

A princípio, é importante salientar que, para que o ato de ler seja reconhecido como uma prática social (Vírgula) é primordial que as escolas invistam na formação de leitores. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas, o que evidencia a ausência da prática da leitura entre jovens. Contudo, a fomentação desse hábito não cabe apenas aos professores, é também necessário suporte do Poder Público, uma vez que grande parte das escolas brasileiras carecem da infraestrutura adequada. Nesse sentido, fica clara a importância do investimento governamental e do preparo dos educadores visando o incentivo à leitura.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a privação da leitura é responsável pela falta de senso crítico, fator de exímia importância para a formação do cidadão. Nesse viés, o educador Paulo Freire, em sua obra "Educação como Prática da Liberdade", alega que "Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo", tese que explicita a relevância da leitura - maior forma de obtenção do conhecimento - como forma de exercer a cidadania, uma vez que o leitor passa a entender melhor o seu universo, analisando criticamente o mundo ao seu redor (Discussão pertinente. Explore-a de modo mais produtivo). Sem esse hábito, a população será sujeita a uma postura influenciável.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imprescindível que medidas sejam tomadas a fim de garantir o acesso à leitura como forma de cidadania. Nesse viés, é necessário que o Ministério da Educação crie o programa "Educando Cidadãos", com objetivo de democratizar o acesso à leitura de qualidade, sobretudo em escolas em áreas abastadas, por meio da distribuição de livros e de palestras que explicitem a importância do conhecimento na formação de cidadãos ativos. Com isso, o Brasil se aproximará do conceito de poder proposto por Foucault. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos