A leitura e a cidadania

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/07/2025
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o autor Charles Bukowski, "Não há problemas que a leitura não possa solucionar", a A citação descreve bem o importante papel que a leitura tem na resolução de problemas, sejam eles individuais ou coletivos. Embora trate-se de um autor estrangeiro, a citação é facilmente aplicada a realidade nacional, visto que a leitura ajuda no desenvolvimento de senso-crítico, estimulando a curiosidade e o desejo por adquirir conhecimento. Nesse sentido, é incontestável a importância da leitura na construção da cidadania no Brasil, apesar de haverem múltiplos fatores que o acesso da população, tal qual, a precarização do sistema educacional e a falta de poder aquisitivo por parte de grande parte da população. (Muito bem. Formulou a tese)

De fato, o sistema de ensino nacional contribui grandemente para o baixo número de leitores ativos no país. Salas de aula lotadas, escolas sem qualquer tipo de estrutura e profissionais pouco preparados, todos esses são fatores que contribuem para o desinteresse dos jovens, que ao atingirem a idade adulta continuam sem adquirir o hábito da leitura, além de sofrerem com sérias dificuldades de interpretação. Dados alarmantes mostram (Cite-os) que grande parte da população brasileira não é capaz de interpretar textos simples, tornando-se mais suscetíveis à desinformação e manipulação por parte de figuras mal-intencionadas. (Reestruture e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o baixo poder aquisitivo dificulta ainda mais a leitura e o acesso aos livros. Se levarmos em conta a crise econômica juntamente a perda de poder de compra (principalmente das camadas mais pobres da população), é possível constatar o quão inacessível é adquirir um livro hoje no Brasil. Diante dos altos preços e dos baixos salários, a população possuí outras prioridades, deixando a leitura de segundo plano. Isso torna-se um grande problema, tendo em vista o papel fundamental que a leitura tem na construção da cidadania e do acesso aos direitos e serviços básicos (Fale sobre eles), que deveriam abranger todos os cidadãos brasileiros.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indispensável interceder neste cenário. Para isso, o ministério da educação deve se comprometer com o investimento na educação básica e em programas de alfabetização, juntamente ao desenvolvimento de campanhas de incentivo a leitura, com enfoque nos estudantes e suas famílias. Urge também a necessidade de expansão das bibliotecas públicas , para que todos os cidadãos, independentemente de sua situação socioeconômica, possam usufruir de todos os benefícios que a leitura traz, além de poderem exercer a cidadania de maneira plena. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos