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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
A questão da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil é de extrema relevância, por isto o cuidado necessário para tal área do conhecimento humano. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)
A leitura como agente transformador. O conhecimento aliado à sabedoria engrandecem o homem e quando isso aplicado ao Brasil é de extrema importância e notoriedade, já que sempre foi um país de economia emergente e necessitado de uma educação incisiva e consistente. (Reestruture)
Ser cidadão do mundo. É imensurável como (Vírgula) á partir da leitura, portas se abrem, novos mundos interiores e exteriores se conectam e abrem. (Reelabore)
O exercício da imaginação. A criação desde os primórdios dos tempos funcionou como uma "válvula de escape" artística para a humanidade. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a criação de pdf's e livros digitais,com toda uma pedagogia necessária e inerente; manejados pelo governo federal,ministérios da educação,cultura,ciência,tecnologia e inovação,comunicações e a sociedade civil em geral. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |