[Sem título]

Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 01/07/2025
Nota tradicional: 600
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A questão da importância da leitura na construção da cidadania no Brasil é de extrema relevância, por isto o cuidado necessário para tal área do conhecimento humano. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização e formule a tese)

A leitura como agente transformador. O conhecimento aliado à sabedoria engrandecem o homem e quando isso aplicado ao Brasil é de extrema importância e notoriedade, já que sempre foi um país de economia emergente e necessitado de uma educação incisiva e consistente. (Reestruture)

Ser cidadão do mundo. É imensurável como (Vírgula) á partir da leitura, portas se abrem, novos mundos interiores e exteriores se conectam e abrem. (Reelabore)

O exercício da imaginação. A criação desde os primórdios dos tempos funcionou como uma "válvula de escape" artística para a humanidade. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, a criação de pdf's e livros digitais,com toda uma pedagogia necessária e inerente; manejados pelo governo federal,ministérios da educação,cultura,ciência,tecnologia e inovação,comunicações e a sociedade civil em geral. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos