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Tema: A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Nota IA: 960
Ao inserir uma lista de leituras obrigatórias no programa de vestibular, a Fuvest e a Comvest (Desenvolva a sigla)- organizações responsáveis pela realização da prova de ingresso para a USP e a Unicamp (Desenvolva a sigla), respectivamente - reforçam a importância da leitura para a formação do indivíduo. Nesse sentido, fora do universo dos vestibulares, o hábito de ler se mostra uma importante ferramenta para a construção da cidadania. No entanto, a falta de incentivo governamental à leitura leva à alienação, resultando na falta de participação política da população brasileira.
Nesse contexto, apesar do direito à cultura e educação ter sido estipulado pela Constituição Federal de 1988, ele não é cumprido de fato. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da falta de forma que o assunto é abordado, visto que não há incentivo por parte do governo à leitura. Além disso, ao presenciar o crescimento do número de não-leitores, as pessoas tendem a se habituar a ele. De acordo com a escritora francesa Simone de Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, forma estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a falta de busca pelo conhecimento a partir da leitura como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, ao presenciar um Estado ausente e uma comunidade incapaz de realizar julgamentos racionais, nota-se uma fragilidade do exercício da cidadania, impulsionando uma baixa participação política da população, impulsionada pela alienação (Melhore a apresentação dessa discussão). Conforme a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção (Melhore a coesão). Sob esse prisma, entende-se que, ao analisar a permanência do determinismo e da normalização da falta do hábito de leitura, o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte à problemática.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de atenuar o quadro atual. A fim de aumentar o número de leitores e participação popular na política brasileira, o Ministério da Educação - orgão responsável por garantir o pleno exercício do direito à cultura e educação - precisa não só ativar o corpo social sobre essa realidade, mas também promover o combate à falta de participação cidadã por parte da população. Portanto, essas medidas devem ser realizadas tanto por meio de realocação de verbas para a construção de bibliotecas públicas - sendo elas construídas por todo o Brasil, desde as áreas abastadas às mais pobres - quanto pela distribuição de bolsas de incentivo à leitura - para famílias em situação de vulnerabilidade econômica, resultando na da população leitora e na maior participação popular na política nacional. Somente assim, será possível estourar a bolha da alienação e aumentar a noção de cidadania no imaginário popular brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |