Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/06/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 640
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É notório que os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil vem aumentando por não só um fator (Vírgula) mas outros fatores abrangentes com biológicos, históricos, psicossociais e culturais (Melhore a construção dessa ideia). Um dos principais desafios é atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da educação nutricional.

A obesidade é uma doença crônica com acúmulo excessivo de gordura corporal, afetando a saúde do indivíduo. Muitas pessoas pensam que é só ter força de vontade, mas não, a obesidade é algo muito sério e deve ser tratada, entretanto algumas pessoas não tem esse acesso, e por isso temos o Sistema Único de Saúde (SUS) onde tem uma abordagem intersetorial, ou seja, diferentes áreas, no entanto, as vendas de ultraprocessados vem aumentando. (Reestruture)

Apesar disso, temos que ressaltar sobre a falta de educação nutricional, um fator importante para o aprendizado, saber sobre como nosso corpo funciona, os macros nutrientes e sobre o equilíbrio. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo e as empresas de alimentação, juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) - órgão que cuida da saúde - devem trazer mais lugares possibilitando a sociedade a ter novas entradas para uma alimentação saudável, e cabe ao Ministério da Educação investir em aulas básicas e essenciais de nutrição básica para entender como nós funcionamos. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos