Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 640
É notório que os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil vem aumentando por não só um fator (Vírgula) mas outros fatores abrangentes com biológicos, históricos, psicossociais e culturais (Melhore a construção dessa ideia). Um dos principais desafios é atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da educação nutricional.
A obesidade é uma doença crônica com acúmulo excessivo de gordura corporal, afetando a saúde do indivíduo. Muitas pessoas pensam que é só ter força de vontade, mas não, a obesidade é algo muito sério e deve ser tratada, entretanto algumas pessoas não tem esse acesso, e por isso temos o Sistema Único de Saúde (SUS) onde tem uma abordagem intersetorial, ou seja, diferentes áreas, no entanto, as vendas de ultraprocessados vem aumentando. (Reestruture)
Apesar disso, temos que ressaltar sobre a falta de educação nutricional, um fator importante para o aprendizado, saber sobre como nosso corpo funciona, os macros nutrientes e sobre o equilíbrio. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo e as empresas de alimentação, juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) - órgão que cuida da saúde - devem trazer mais lugares possibilitando a sociedade a ter novas entradas para uma alimentação saudável, e cabe ao Ministério da Educação investir em aulas básicas e essenciais de nutrição básica para entender como nós funcionamos. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |