Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 840
Segundo o artigo 5°. (Vírgula) da Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos devem ser tratados sem distinção, independente de sua religião, etnia, classe social ou qualquer comorbidade. No Brasil, são inúmeros os desafios para a diminuição do índice de obesidade, tais como a estigmatização e assédio que sofrem os portadores do quadro e a dificuldade de acesso à prática de atividades físicas. (Muito bem. Formulou a tese)
Neste contexto, a frase do filósofo Jean-Paul Sartre — "A violência, seja com se expresse, é sempre uma derrota" — se mostra pertinente. A estigmatização da obesidade pode ser entendida como uma forma de violência psicológica, assim como o assédio moral vivenciado por pessoas obesas, culminando em outros problemas como exclusão social, ansiedade ou depressão, fatores que afetam diretamente a qualidade de vida dos indivíduos. (Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o Brasil enfrenta um problema em relação à segurança, muitas das vezes impossibilitando o público mais vulnerável praticar atividades físicas frequentemente. Projetos como "Academia ao Ar Livre" se mostram promissores, entretanto, a falta de ambientes seguros para a prática de exercícios desestimula a população à realização dos mesmos, seja pelo medo de ser assaltado ou sofrer algum tipo de assédio, ou até pela falta de manutenção do local.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é imprescindível que sejam tomadas medidas por parte de órgãos competentes e apresentadas políticas públicas eficientes, como por exemplo a criação de espaços públicos de qualidade pelo Ministério da Cultura e Lazer, com profissionais competentes e dispostos a auxiliar a população, com intuito de promover a prática de atividades físicas com maior frequência, auxiliando no combate à obesidade e sedentarismo, além de prover mais interação social, evidenciando a pluralidade de pessoas e respeito mútuo. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |