Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No processo de evolução da humanidade, sempre fomos adaptados para viver em diferentes ambientes da terra. A nossa anatomia foi evoluída para conseguir sobreviver em lugares onde nem sempre eram confortáveis. Mas conforme o desenvolvimento tecnológico, a população parece estar sufocada em sua própria evolução. (Reelabore. Melhore a contextualização do tema)
De acordo com Charles Darwin, nome conhecido nas ciências biológicas, as espécies se evoluem conforme cada indivíduo consegue se reproduzir e passar a sua genética para a próxima geração. Praticamente, em diante do processo tecnológico que a nossa sociedade sentiu, cada vez mais gerações estão passando por dificuldades em relação devido aos processos de evolução afetados. (Reelabore)
Com o passar dos genes que ajudaram a humanidade à sobrevivência de ambientes como florestas, desertos e geleiras, os nossos corpos acabaram não se adaptando com o nosso mundo moderno, onde atualmente é comum as pessoas ingerirem mais calorias e se movimentando menos, um hábito que a anatomia humana não esperava que fosse acontecer, e para compensar, a energia calórica restante é transformada em gordura, causando a obesidade. (Parágrafo frasal. Reestruture essa discussão)
Foi notório que o desenvolvimento tecnológico que produzimos não afetou a forma em que o nosso corpo biológico trabalha com o metabolismo, principalmente quando introduzimos a cultura ocidental de sempre usar carros e o alto consumo de alimentos ultra processados. (Parágrafo frasal)
É necessário adquirirmos a consciência que ainda precisamos praticar algumas culturas do passado em relação ao quanto e o ao que consumimos, através de uma alimentação mais saudável e equilibrada; e também ao quanto nos locomovemos, usando o hábito de praticar exercícios e de ir a pé para os lugares, invés de usar frequentemente o carro. Assim será possível garantir uma melhor qualidade de vida para a sociedade e um menor índice de obesidade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto bem definido. Aborde todos os aspectos do tema. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |