###

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/06/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro "Céu sem estrelas", da autora nacional Iris Figueiredo, a personagem principal - Cecília, uma jovem na casa dos vinte anos - sofre com uma série de questões relacionadas à obesidade, como problemas de autoestima e dificuldade na perda do sobrepeso. Fora da ficção, dentro da realidade brasileira, há um grande número de pessoas obesas que se encontra na mesma situação e que chega inclusive a desenvolver outros problemas de saúde em virtude do sobrepeso. Assim, torna-se imprescindível discutir sobre os principais desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, que estão pautados em hábitos alimentares e de exercício físico. (Muito bem. Formulou a tese)

Embora a alimentação do povo brasileiro nem sempre tenha sido da maneira como é hoje, índices da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) demonstram que o consumo de alimentos industrializados e de fast foods tem aumentado exponencialmente nas últimas décadas. O crescente avanço das indústrias alimentícias, bem como a vida urbana agitada da maior parte dos brasileiros, tem gerado uma modificação nos hábitos alimentares da população. O que antes era comido in natura e preparado com calma, hoje é comprado em embalagens que são imediatamente abertas e consumidas. Essa situação é uma grande aliada não apenas para o aumento das taxas de obesidade, mas também para a manutenção das mesmas, visto que é extremamente difícil para o trabalhador comum, detentor de rotinas nas quais quase não há tempo livre, conseguir mudar o estilo de suas refeições para algo que priorize a saúde em detrimento da prática e agilidade no preparo e/ou consumo. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o sedentarismo é outro fator determinante nesse cenário de obesidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a prática de exercícios físicos gera muitos benefícios para a saúde em geral, contribuindo não apenas para a perda de peso, mas também na prevenção de ganho excessivo de massa corporal. Contudo, as já mencionadas rotinas agitadas dos brasileiros dificultam a prática regular de atividades físicas (Melhore a apresentação dessa discussão). Ao final do expediente de trabalho, a maior parte dos indivíduos já não tem mais ânimo para movimentar-se no sentido de realizar algum exercício. Ademais, os próprios afazeres de casa - como a limpeza dos cômodos ou o cuidado com os filhos - muitas vezes tomam o tempo que poderia ser dedicado ao combate do sedentarismo.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante disso, urge que medidas sejam tomadas para diminuir os índices de obesidade no Brasil. O Ministério da Saúde, juntamente ao Ministério do Trabalho, precisa promover ações que permitam ao trabalhador brasileiro melhorar suas condições de saúde. Isso deve ser feito por meio do aumento do tempo de intervalo para as refeições - permitindo que as mesmas sejam mais saudáveis - e através de breves períodos, dentro do próprio expediente de trabalho, no qual o funcionário terá a oportunidade de exercitar-se. Tais medidas não apenas contribuirão para a redução do sobrepeso dos indivíduos, mas também para uma melhora generalizada em sua saúde física e mental - para que, enfim, "Cecílias" não existam mais no Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 120 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos