A Obesidade: um mal que mata através da sua gula. - Corrige Aqui
Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 07/06/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
800
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, afetando milhões de pessoas de diferentes faixas etárias. O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, aliado ao sedentarismo e à falta de políticas públicas eficazes, tem contribuído para o crescimento alarmante desse índice. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está com excesso de peso, e a tendência é de agravamento caso medidas concretas não sejam adotadas.
Um dos maiores desafios no combate à obesidade é o acesso limitado a uma alimentação saudável. Em muitas regiões do país, principalmente nas periferias urbanas e em áreas rurais, alimentos in natura ou minimamente processados são mais caros ou difíceis de encontrar (Apresente dados). Isso faz com que a população opte por produtos industrializados, mais acessíveis, porém com alto teor de açúcar, gordura e sódio. A falta de educação alimentar também contribui para escolhas inadequadas no dia a dia.
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto crítico é o estilo de vida cada vez mais sedentário. O avanço da tecnologia, a rotina corrida e a falta de espaços públicos seguros para a prática de atividades físicas dificultam a inserção do exercício físico na rotina da população. Crianças e adolescentes, por exemplo, passam horas em frente a telas, o que compromete seu desenvolvimento saudável e contribui para o aumento do sobrepeso desde a infância.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diminuir os índices de obesidade no Brasil requer um esforço conjunto entre governo, sociedade civil e setor privado. É fundamental investir em políticas públicas que promovam a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a conscientização da população sobre os riscos do excesso de peso. Apenas com ações integradas e contínuas será possível enfrentar esse problema de forma eficaz e garantir uma melhor qualidade de vida para os brasileiros. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.