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Na animação "Wall-e" é retratada uma sociedade que é tecnologicamente avançada, mas ainda possui níveis altíssimos de obesidade. Esse exemplo mostra as dificuldades em aplicar um modo funcional que torne as pessoas mais saudáveis, mesmo com alta tecnologia. Na sociedade brasileira é possível notar esses mesmos desafios em diminuir o índice de sobrepeso mórbido que são (Melhore a construção de sentido), principalmente, a invisibilidade do tema e a omissão estatal para com os prejudicados. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro modo, deve-se destacar a pouca ou quase nula atenção midiática em relação ao tema, que não divulga a importância do assunto. Isso pode se relacionar com os pensamentos da filósofa brasileira Djamila Ribeiro, que acredita que para resolver um desafio, deve-se retirá-lo da invisibilidade. Portanto, para que ações beneficiem aqueles indivíduos prejudicados, é necessário aumentar a visibilidade da questão. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro obstáculo presente é a baixa quantidade de ações públicas para auxiliar a saúde dos cidadãos afetados. Isso fere os preceitos criados pelo filósofo John Locke, que acredita que ao confiar no Estado, a pessoa possuirá seus direitos totalmente garantidos. Dessa maneira, é possível concluir que a omissão dos direitos civis sobre a saúde é uma necessidade urgente e que necessita ser resolvida. (Reestruture e melhore a relação com o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é notável as dificuldades implantadas por causa da baixa visibilidade temática sobre a obesidade. Para que haja uma solução sobre o assunto, o Ministério das Comunicações deve implementar um programa que promova a conscientização sobre o assunto para que os direitos sobre a saúde sejam conhecidos (Vírgula) com a finalidade de auxiliar pessoas obesas e, após isso, diminuir a obesidade. Caso esse programa fosse implantado, o índice de pessoas saudáveis possivelmente seria aumentado. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
160 |
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
800
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 |
120
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final |
800
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A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |