Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No documentário "muito além do peso" é exposto como a produção e o consumo de ultraprocessados tem contribuído para o aumento do excesso de peso. De maneira análoga, no Brasil contemporâneo, evidencia-se um aumento de doenças crônicas, as quais estão relacionadas com a falta de acesso alimento saudável e a ausência da prática de atividade física. Logo, faz-se necessário buscar soluções para tal problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, a carência de alimentos in natura afeta, diretamente, a saúde pública. Nesse sentido, o filme " tá chovendo hambúrguer" retrata uma realidade marcada pelo fácil acesso a alimentos industrializados, em decorrência da máquina criada pelos cientista Flint. Fora da ficção, qual o cenário é evidenciado pela facilidade de acesso a fast food, devido a sua praticidade, os quais apresentam uma aparência atrativa mas, carregada de malefícios (Explore essa discussão com clareza). Como consequência, a sociedade opta pelo que é mais acessível, como exemplo: alimentos pré-prontos, os quais geram mais lucros para o mercado. Em suma, é essencial buscar medidas que minimizem este problema. (Essa discussão precisa ser explorada com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a insuficiência da prática de atividade física prejudica o equilíbrio do metabolismo. A esse respeito, dados do instituto brasileiro de geografia e estatística afirma que, encontra-se em obesidade. Sob esse olhar, essa informação mostra que pessoas neste estado não praticam atividades físicas visando o seu bem-estar, ao contrário, elas encontram-se em estado de sedentarismo. Portanto é indispensável a busca por tratamentos e medidas eficientes. (Reestruture)
Descarte, percebe-se que estes desafios estão relacionados a diversos fatores supra mencionados anteriormente. Então, o governo (Vírgula) em parceria com as mídias publicitárias (Vírgula) deve promover programas voltados para todo o público sobre a importância de cuidar da alimentação, por meio de anúncios televisivos e palestras nas escolas, com o objetivo de reduzir casos de obesidade no país. Assim, com essas atitudes, reduzir o excesso de peso mencionado no documentário acima.
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |